Se você está preocupado com seus clientes, busque diferenciar pela experiência!

Se ontem o cliente era chefe, hoje é REI. Cada aspecto do seu negócio deve ser remodelado tendo o cliente como centro, a famosa cultura “Customer Centric”. Mesmo assim, não é estranho ver empresas presas à métricas de vaidade, que falham em realmente expressar o que o seu cliente quer.

Seguem alguns pontos importantes para te ajudar a montar melhor a sua estratégia:

1. CLIENTES AVALIAM MARCAS PELAS EXPERIÊNCIAS

Por exemplo, clientes da Apple se mantêm fiéis mesmo pagando preços cerca de três vezes maiores do que produtos similares (ou até melhores). Isso porque a Apple valoriza a experiência do cliente e as pessoas respondem na proporção.

2. CLIENTES ESTÃO MAIS EXIGENTES QUE NUNCA

Uma pesquisa de marketing descobriu que são necessárias 12 experiências positivas para reparar o dano causado por uma única experiência ruim má resolvida – atenção ao má resolvida. Com a concorrência de hoje, basta um atendimento ruim, para se perder um cliente para sempre.

3. COMENTÁRIOS NEGATIVOS DE CLIENTES SE ESPALHAM COMO FOGO NA PALHA.

Nos Estados Unidos, um estudo descobriu que um americano tende a mencionar uma boa experiência com uma marca para cerca de 9 pessoas, enquanto que falaria de uma experiência ruim para 16 pessoas. Mas não se esqueça de algo importante: A única coisa pior que uma péssima experiência para o cliente, é uma experiência mediana e “sem sal” – uma que, eu garanto, não será sequer lembrada.

4. CLIENTES ZANGADOS PODEM CAUSAR SÉRIOS DANOS.

O CEO da Amazon, Jeff Bezos, definiu bem este ponto quando disse “se você deixasse um cliente insatisfeito antigamente, ele poderia contar para 6 amigos. Se você deixar um cliente insatisfeito hoje em dia, ele vai contar para os seus 6.000 seguidores!“.



E é aí que entra o tema do nosso próximo post, a Pesquisa de Satisfação. Lá iremos falar sobre a importância dessa ferramenta incrível, e ainda daremos dicas bem legais de como fazer uma boa pesquisa de satisfação, e como a Becon pode lhe ajudar… fique ligado!