Como você conta sua história?

Nesse post vamos lembrar da importância de se contar uma boa história, e como você pode utilizar delas para transmitir conhecimento, influenciar pessoas, construir relacionamento e conquistar seus clientes e colaboradores.

Nós separamos algumas dicas para lhe ajudar a contar melhor a história da sua vida e de sua empresa:

1. SIMPLIFIQUE

Histórias simples são mais memoráveis. Corte detalhes desnecessários. O tempo das pessoas é extremamente valioso! Utilize metáforas e anáforas para que a história fixe na mente das pessoas.

~ Anáforas é quando repetimos várias vezes uma palavra para dar ênfase ao termo.

~ Metáfora é quando utilizamos de comparações para explicar algo ou uma situação difícil

2. INSPIRE-SE

Compartilhe sua paixão. Por que você começou a sua empresa ou seu negócio? Por que está nesse papel? O que a sua empresa faz? Como o seu produto melhora a vida dos seus clientes? Pelo que você é apaixonado? O que alegra o seu coração?

 

3. REFORMULE A SUA HISTÓRIA

Escreve a sua história no papel (respondendo as perguntas acima) antes de contar para os outros. Retire palavras negativas e reescreva de maneira positiva. Construa uma história seguindo esses 3 passos:

a) Obtenha a atenção inicial das pessoas com um desafio;

b) Conte uma história que tenha superação e conquista após encarar o desafio;

c) Mostre um herói que supera uma dificuldade e aprende uma lição valiosa no final.

4. ESTIMULE HISTÓRIAS COM SUA EQUIPE

Faça a seguinte pergunta nas reuniões com sua equipe de atendimento:
– Alguém de vocês tem alguma história para nos contar sobre uma ocasião que proporcionou uma fantástica e memorável experiência para nossos clientes?

Isso fará a sua equipe competir entre eles para trazer as melhores histórias de para lhe contar. 

 

Aplique essa estratégia de forma consistente em seu dia a dia. 

Aos poucos você vencerá qualquer medo ou insegurança de contar a sua história, além de conquistar as pessoas que estão a sua volta.