Uma lista de clientes é o primeiro passo para construir uma comunicação com seus clientes

Neste post vamos mostrar como você pode iniciar uma lista de clientes para melhorar relacionamento com seu cliente, criando ações de marketing no mundo online e offline, para aumentar a interação entre vocês.

lista de clientes é o primeiro passo

Começaremos com uma questão…

É mais econômico e assertivo: atirar para todos os lados ou possuir uma lista de contatos dos clientes?
A resposta é óbvia, possuir informações se torna um mapa da mina de ouro, pois facilita todo o seu trabalho. A consequência, claro, é um impulso nas suas ações de marketing e relacionamento. Assim, a possibilidade de aumentar as suas vendas.

Ações simples como o envio de um e-mail, mensagens de parabéns nos aniversários ou uma interação pós-venda são muito difíceis sem uma boa lista de informações dos clientes. Porém, para os negócios físicos, construir uma lista de contatos não é nada fácil! Os clientes não gostam de fazer cadastros e o processo ainda é muito manual. Sendo um formulário na internet, uma planilha ou em um caderninho, todos demandam muito tempo e esforços.

Nossa dica é: construa uma lista de clientes de formato automático. Diga adeus ao caderno, excel e sistemas complicados!
Este formato de lista não é uma atividade exclusiva para os negócios digitais. Nos estabelecimentos físicos o cadastro digital não acontece obrigatoriamente, mas, você também deve dar uma atenção para esse assunto.

Não fique esperando seu cliente querer comprar de você!
Busque estratégias para iniciar este relacionamento, uma delas é utilizar a troca, ou seja: os dados são cedidos quando você oferece valor. Esse mecanismo se baseia na reciprocidade, um dos gatilhos mentais mais amplamente utilizados e efetivados.

Incentive: É possível criar uma estratégia baseada em um desconto ou amostra grátis. (Por exemplo: quem preenche o cadastro ganha 15% de desconto).
Você pode elaborar um questionário rápido para a retirada das amostras grátis, desconto especial, um brinde, a possibilidade de participar de um sorteio…. O mesmo funciona com degustações, test drive, primeira sessão de serviços e aulas experimentais.
Neste post comentamos sobre uma excelente estratégia para aumentar as vendas: o marketing boca-a-boca

Outra forma de criar um relacionamento é propagando informação relevante para seu público: oferecendo conteúdos exclusivos e em primeira mão, para quem efetuar cadastros. Essa estratégia  pode ser explorada com o uso de redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube. Além de podcasts, webinars e várias outras ferramentas para conquistar audiência.

Nome, e-mail, telefone, CPF, data de nascimento, idade, endereço, redes sociais, ticket médio das compras, profissão, produtos preferidos, entre outros dados.… As informações solicitadas variam de acordo com a estratégia escolhida.

Como garantir que os dados sejam válidos e atualizados?
Outro diferencial de construir uma lista automática é a verificação dos e-mails cadastrados. Além de verificar se o domínio existe (@gmail, por exemplo), há a verificação da existência da conta. Dessa forma, sua base de contatos fica consistente e apenas com e-mails que realmente existam. Garantindo a efetividade de suas ações de marketing.

A partir dessa lista, você poderá:
– Entender melhor o perfil dos seus clientes: Desenvolver uma comunicação personalizada
– Comunicar promoções e eventos: Criar um mailing e envolver seus clientes
– Criar categorias ou ranking de clientes: Identificar seus melhores clientes e retribuir
– Premiar ou presentear clientes: aniversários, por exemplo
– Recuperar clientes que pararam de consumir
– Gerar novas vendas para o mesmo cliente
Divulgar novos produtos ou promoções com facilidade via e-mail, SMS ou *WhatsApp*
– Criar campanhas de marketing digital no Facebook com públicos personalizados
– Enviar os dados para o seu CRM e estudar seu público mais a fundo


Mas, além de apenas ter os contatos dos clientes, é preciso colocá-los em uso!
O relacionamento constante pode construir uma conexão entre a sua marca e o seu cliente e, assim, vender mais. Seja criativo e utilize todas as informações a seu favor!

Agora que você já sabe a importância de ter uma lista de contatos, chegou a hora de descobrir a melhor forma de fazer isso!

Nosso propósito é descomplicar o marketing para você, empresário(a), dono(a) de estabelecimento físico,  e com isso, fazer você economizar seu tempo e melhorar seus resultados.Pensando nisso, criamos a Becon, a solução ideal para criar a sua lista de clientes de forma automática. , Nesse post vamos apresentar alguns detalhes da nossa ferramenta..Funciona da seguinte forma:


Seu cliente irá fazer um breve cadastro, simples e prático, apenas quando se conectar pela primeira vez ao seu wifi;


Os dados informados pelo seu clientes serão compilados e organizados automaticamente pela Becon;


Você poderá conferir a lista completa de clientes e gerar relatórios de acordo com o perfil desejado, através da nossa Plataforma web;


A partir desse cadastro automático, você poderá realizar diversas ações de marketing pela Becon, como: impulsionar as suas redes sociais, realizar pesquisa de satisfação, enviar promoções exclusivas, entre outras. Nós iremos apresentar elas nos próximos post (mas você pode conferir também através do nosso site).

Ou seja, com a Becon, além de economizar muito tempo com o cadastro automático pelo wifi, você poderá aumentar as vendas, criando um relacionamento mais próximo com seus clientes.

Conte com a nossa ajuda para aprofundar-se em estratégias de marketing!

A Becon possui uma metodologia que está ajudando centenas de micro e pequenas empresas a optimizarem seus investimentos em marketing e aumentarem suas vendas.

Quer saber mais? Basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário que um de nossos consultores irá entrar em contato para agendar uma consultoria gratuita!

Utilize seu wifi como ferramenta de markeing!
contato@becon.com.br