05 erros que transformam marketing em SPAM

O marketing é a ponte entre você e seu público, mas se não for utilizado da forma correta poderá transformar-se no caminho para afastar os usuários, leitores e clientes do seu negócio.

Para que seu marketing cumpra o objetivo, além da mensagem ser entregue ao público certo, ela deve ser recebida de uma forma que desperte interesse, afinal o objetivo deve ser informar, atrair atenção, convencer e, quem sabe, converter o leitor em cliente.

Todos os itens citados no parágrafo acima não serão concluídos se a primeira impressão que o leitor tiver é de que você está sendo “chato”. Mas, como não ser o chatão que todos evitam?

Vem com a gente até o final deste artigo para descobrir.
Vamos citar os 5 erros mais comuns que transformam seu marketing em spam

1) Falar pra quem não quer ouvir

   As listas prontas e comercializadas, que chamamos de lista fria,  são compostas por muitos contatos inexistentes, conhecidos como hard bounces. E você estará enviando conteúdo para pessoas que não autorizaram o recebimento, o que implica em um possível desinteresse do leitor, o que pode resultar em denúncias lhe indicando como spam. Os spam traps (ou e-mails armadilha, em português) são utilizados pelos provedores para identificar o envio de mensagens indesejadas.
  Invista nas práticas que realmente lhe trarão um retorno! Construa uma lista de destinatários com seu próprio público. Somente assim você terá futuros clientes. Até mesmo quem entrar em contato com você apenas uma vez, seja para fazer uma pergunta ou para um primeiro contato, deve entrar para lista! Isso porque essa pessoa que, ontem, era apenas uma interessada pode se tornar cliente ao ser atingida com informações que estava precisando ou que nem sabia que precisava.

2) Tirar a liberdade do leitor
Não roube o direito das pessoas de decidirem se querem ou não continuar recebendo conteúdos.  O ideal é que você tenha com seus leitores uma relação de parceria. Sendo assim, é bem legal você entender que ele pode estar interessado durante um tempo e depois não mais.
  Promova uma forma simples e prática para fazer o descadastramento. Use aquela famosa frase: “clique aqui para não receber mais as nossas mensagens”. Em todas as vezes que você mandar alguma mensagem, coloque essa opção.

3) Penetra da navegação
  É preciso ter muito cuidado para não ser inconveniente interrompendo a navegação do usuário. A utilização de pop-up pode ser muito útil mas deve ser aplicado com cautela, para que não surja interrompendo alguma ação.
  Com isto devemos falar também dos momentos dentro da rede, é de extrema importância que você compreenda o perfil do seu público, e aplique seu marketing de forma estratégica, sendo coerente com a forma de navegação em cada canal.
  A partir desta ótica é válido mencionar uma oportunidade de sucesso com anúncios configurados de forma inteligente, por exemplo, direcionando para que apareçam  ao público após determinados videos, desta forma fazendo sentido com o conteúdo que o usuário está buscando


4) Egocentrismo do marketing
O real interesse do cliente é em resolver o problema dele, independente do quão incrível seja a história da sua empresa. Então mostre que sua solução irá de fato ajudá-lo Invista em informação e conteúdo, pois desta forma você demonstra excelência no ramo em que trabalha, tornando-se referência. Resultado em saberem quem é sua empresa não por você ter contado e sim porque o cliente descobriu isso sozinho.


5) 24 por 7 

Mesmo quando os leitores autorizam o recebimento de mensagens – o que prova que eles têm interesse nos conteúdos que você está disposto a mandar –, não exagere na quantidade. Isso pode fazer com que eles mesmos marquem você como spam. O mesmo se aplica para a situação oposta, não deixe seu público esquecer de você, o ideal é “dar as caras” uma vez por semana. A conclusão para este tópico é: mantenha a regularidade!


  Para seu cliente engajar-se com o seus conteúdos, o marketing além de chamar atenção deve ser compostos por mensagens interessantes Não mande apenas ofertas, descontos e promoções. Capriche e envie informações relevantes.

  Uma estratégia de marketing digital feita com atenção aos pontos citados neste artigo resultará na criação de conteúdos assertivos. Dessa forma, será muito mais fácil você conquistar o engajamento.

Conteúdo produzido por:

Kerol
Analista de marketing

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