Afinal, o que é cultura organizacional?

Na era da experiência as pessoas buscam mais que uma oportunidade de emprego, tornou-se muito relevante um ambiente de trabalho que proporcione qualidade de vida. Com isto, a Cultura Organizacional vem crescendo dentro das empresas, tanto tradicionais, quanto inovadoras. É importante lembrar que em alguns casos, as pessoas tendem a passar mais tempo dentro da empresa do que em casa, e seus colegas de trabalho, muitas vezes, acabam se tornando a sua família.

Mas afinal, o que é Cultura Organizacional? Ela é feita por pessoas, através dos valores que um mesmo grupo compartilha, acredita e aceita. Uma cultura forte diferencia uma empresa das demais.

O segredo é trabalhar em conjunto, ninguém faz nada sozinho: todos colaboram para o crescimento da empresa, tendo em vista o mesmo propósito. Um ponto importante é não deixar que se percam os valores que fizeram a empresa chegar onde está.

Para construir uma cultura forte, alguns pontos devem estar claros:

1)  Tripé de uma empresa, com a combinação de missão, visão e valores:
Definir muito bem os seus valores, para verificar se os seus colaboradores estão mirando o mesmo objetivo, A missão nada mais é do que o propósito da empresa, enquanto a visão é a trajetória pela qual ela irá percorrer.

2) Dentro dos valores, encontramos os rituais e as tradições:
Um bom exemplo é o ingresso de um colaborador novo na empresa. Além do processo tradicional de Onboarding, existem rituais específicos. Como conhecer todas as áreas da empresa nos primeiros dias; Dinâmicas especiais em grupos para conhecer os colaboradores; almoço coletivo no primeiro dia de trabalho de um colaborador novo; 

3) Celebrações e comemorações:
Outra tradição usual dentro de empresas é a celebração dos aniversários dos colaboradores. Uma decoração na mesa do colaborador, comidas e bebidas, um parabéns especial, as opções citadas acima são chances de mostrar o quanto se importa com seus funcionários. Outra data interessante para celebrar é quando um colaborador completa um ano de empresa. Um cartão, e-mail ou comunicação verbal torna o momento bem mais especial.

Entretanto, não adianta uma empresa pegar uma tradição/ritual de outra e esperar que dê os mesmos resultados. A cultura é feita de pessoas, do clima que essas pessoas possuem. Se todas estiverem em sintonia, o clima será completamente diferente daquelas que não caminham com o mesmo objetivo.

E você já sabe qual é a visão, missão e valores da sua empresa? Você possui rituais e tradições? Sinta-se à vontade para compartilhar conosco um pouco sobre esse assunto tão importante 🙂 

Conte com a nossa ajuda para aprofundar-se em estratégias de marketing!

A Becon possui uma metodologia que está ajudando centenas de micro e pequenas empresas a optimizarem seus investimentos em marketing e aumentarem suas vendas.

Quer saber mais? Basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário que um de nossos consultores irá entrar em contato para agendar uma consultoria gratuita!

Utilize seu wifi como ferramenta de markeing!
contato@becon.com.br