Confira os impactos da tecnologia no mundo do varejo

Não é novidade que a  adoção generalizada de smartphones cada vez mais poderosos  causou significativas mudanças na forma de consumo,  impactando diretamente a realidade dos varejos.

Com base em caminhos que as grandes empresas estão seguindo e obtendo retorno, vamos citar 3 métodos que devem estar no seu planejamento, para conseguir destaque neste cenário que, além de competitivo, se reinventa a todo momento.

1º Foco no problema, e não no lucro.
“Se apaixone pelo problema, não pela solução” – Uri Levine

  Com o mundo passando por tantas mudanças muitos produtos já caíram em desuso. Apegar-se na sua solução pode lhe deixar fadado ao esquecimento, esteja atento aos problemas que você resolveu quando começou e aos novos problemas que as pessoas possam estar enfrentando.

  Para sobreviver neste mercado você precisa mais do que ter um produto, é necessário resolver problemas reais para as pessoas, e se adaptar a novas realidades.
Para compreender qual é a necessidade de seu público, você deve buscar ver o problema da mesma perspectiva que seus clientes, fornecedores, ou prestadores de serviços.
Dê a oportunidade para as pessoas falarem suas experiências, pergunte, utilize questionários digitais ou  no bate-boca, pesquisa de satisfação, ou os velhos e bons comentário nas redes sociais.

2º Inovar é combinar as coisas
A tecnologia trouxe a grande tendência de integração entre loja física e on-line, grandes varejos estão apostando em tecnologias como realidade virtual, inteligência artificial, painéis interativos, soluções de reconhecimento por imagem, locais para retiradas de produtos comprados na internet, self-checkouts para eliminar as filas e realidade aumentada para auxiliar na decisão de compra.
Todas essas alternativas compartilham do mesmo objetivo: Automatizar de processos! Esta é outra forte tendência em 2020, não é necessário prender-se a tecnologias avançadas para inovar, a chave é investir na automatização de processos, assim é possível economizar recursos, pois uma inteligência artificial ou algum tipo de robô poderá operar as atividades, e as pessoas podem utilizar o tempo para desenvolver seus potenciais, contatar as pontas envolvidas na solução, aprimorar sua criatividade e inovar na forma de resolver os problemas de seus clientes.

3º Especialidade e Repertório
Além de conhecer o problema do seu clientes, e investir em uma tecnologia de ponta para solucionar, ou ter uma ideia super inovadora para melhorar seu processo, para garantir que  sua marca seja destaque, você precisa armazenar o aprendizado para criar soluções padronizadas e estar preparado a cada possível insatisfação do seu clientes, desta forma, criando o seu repertório, e estando sempre um passo à frente das possíveis insatisfações de seus clientes.
  A forma mais simples de construir um bom repertório de soluções é buscar ser transparente e compartilhar as dores de seus clientes, para seus fornecedores de serviço, especialistas.
Por fim, o segredo para se manter firme é possuir uma diversidade de contatos, para que juntos você possa sempre ter novos problemas para solucionar e pessoas para apoiar a construir novas ações.

 

Quanto menos atrito e mais fácil de acessar, mais relevante será para o consumidor. Portanto, analisar a jornada do cliente quando se relaciona com a empresa e simplificar as interações devem nortear o pensamento estratégico. O desafio é gerenciar a complexidade que envolve uma operação de varejo fazendo com que seja simples para o cliente, sofisticado na retaguarda, simples no balcão. O varejo que ganhará o jogo é aquele torna a vida mais fácil.

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