Por que usar o WhatsApp em seu negócio?

O melhor motivo para usar o WhatsApp no seu negócio é que muitos de seus clientes provavelmente já o estão usando. Logo de cara, o tamanho da audiência do WhatsApp torna atraente utilizar a ferramenta: No Brasil conta-se com 130 milhões de usuários ativos.

Mesmo antes do contexto que vivemos atualmente, no qual as pessoas estão em quarentena mais propensas a estarem utilizando seus smartphones, pesquisas já comprovaram que pelo menos 76% dos brasilritos já usaram o WhastsApp para interagir com marcas.  Além disso, aplicativos de mensagens como o WhatsApp têm taxas de engajamento incríveis: 98% das mensagens móveis são abertas e lidas, com 90% delas sendo abertas dentro de três segundos após o recebimento.

O WhatsApp é um canal útil de atendimento ao cliente. Ele permite que os gerentes da comunidade se envolvam com os clientes de maneira rápida e fácil em uma plataforma com a qual se sentem confortáveis. Nós vamos mergulhar em como usar o WhatsApp em seu negócio – mas primeiro, queremos esclarecer como as pequenas e médias empresas podem usar o WhatsApp e tirar proveito de seus recursos.

WhatsApp Business

Se você estiver usando o WhatsApp por motivos comerciais, não faz sentido fazê-lo por meio de uma conta privada. Você corre o risco de perder o acesso à conta e perde muitos recursos úteis.

Para pequenas empresas, o WhatsApp tem uma solução: WhatsApp Business. Este aplicativo está disponível para Android e iOS, mas também pode ser acessado como na plataforma online (WhatsApp Web), que você pode usar no navegador. O WhatsApp Business foi desenvolvido especificamente para empresas menores que desejam organizar sua presença no WhatsApp. É de uso gratuito,

Quais recursos o WhatsApp Business possui?

De perfis de negócios a mensagens de ausência automáticas, o WhatsApp Business oferece vários recursos úteis.

  • Perfil comercial: Crie um perfil publicamente visível com informações sobre sua empresa, incluindo endereço de e-mail, local, descrição, URL, horário, logotipo e muito mais.
  • Estatísticas comerciais do WhatsApp: Veja relatórios analíticos básicos sobre a atividade da sua conta, como o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.
  • Etiquetas: Você pode adicionar etiquetas com códigos de cores personalizados a bate-papos ativos com os clientes para mantê-los organizados.
  • Saudações: Configure uma mensagem de saudação padrão para clientes que iniciam uma conversa com sua empresa.
  • Mensagens ausentes: Você pode predefinir mensagens para enviar aos clientes quando não estiver online.
  • Respostas rápidas: Salve respostas usadas com frequência para enviar rapidamente, digitando comandos curtos começando com “/” . Por exemplo, se você salvar uma resposta rápida informando seu endereço aos clientes, digite “/ endereço” e enviar automaticamente uma mensagem pré-escrita como “Obrigado por perguntar! Nosso endereço é 123…”

O aplicativo WhatsApp Business definitivamente facilita as coisas para pequenas marcas, torna as informações comerciais mais prontamente disponíveis para os clientes e ajuda na classificação de bate-papos ativos. Além disso, possui alguns recursos de resposta automática e modelos de resposta suficientes para lidar com uma base de clientes menor.

No entanto, as empresas de médio e grande porte provavelmente precisarão de uma ferramenta mais poderosa se estiverem lidando com um grande número de usuários ou quiserem adicionar mais funcionalidades, indica-se uma busca pela API do WhatsApp.

Dicas e truques do serviço de atendimento ao cliente do WhatsApp


Descubra o grande potencial do WhatsApp como um canal de atendimento ao cliente, além de rápido e fácil, evita que os clientes fiquem em espera por horas em uma ligação, ao som de uma vinheta. Atualmente, os consumidores preferem enviar mensagens às empresas mais do que quase qualquer outro meio de comunicação.

Não é surpresa que o WhatsApp seja o canal preferido pelos usuários, é realmente conveniente e natural para entrar em contato com perguntas ou preocupações.
Uma pesquisa do Facebook corrobora, constando que 53% das pessoas que enviam mensagens às empresas afirmam ser mais propensas a comprar com uma marca que possam alcançar através de um aplicativo de mensagens.

E para você colocar a mão na massa, separamos 05 dicas valiosas. Confira:

  1. Divulgue seu número de atendimento ao cliente do WhatsApp

    Não faz sentido configurar e oferecer atendimento ao cliente no WhatsApp se ninguém souber que você o está usando. Depois de configurar uma conta comercial e um funcionário ou equipe dedicado, pronto para lidar com as perguntas do WhatsApp, você poderá adicionar um link, botão ou número de telefone às suas contas de mídia social, site, assinatura de email e muito mais.
    (imagem de como gerar link/ QRcode)

    O marketing em torno do WhatsApp tem como objetivo motivar os usuários a enviar mensagens para você, fornecer o número de telefone ou participar de seus Grupos. Para isto: Divulgue! Criar um espaço dedicado a esta informação em seu site ou redes sociais é essencial. Forneça seu número do WhatsApp e disponibilize alguma oferta para quem enviar uma mensagem. Em suas mídias de divulgação, utilize exemplos de ofertas que os usuários têm a possibilidade de receber.
  2. Aproveite os diferentes formatos de mensagem

O WhatsApp oferece muitos recursos que facilitam a comunicação para empresas e clientes. Por exemplo, você pode enviar fotos, vídeos, locais exatos, GIFs, PDFs ou até gravações de voz.

Essa variedade de formatos significa que você não está limitado a responder às perguntas dos clientes apenas com texto. As marcas podem enviar tutoriais em vídeo ou guias PDF para ajudar os usuários com problemas mais complexos, e os usuários podem enviar capturas de tela ou vídeos mostrando os problemas com os quais estão lidando.

Além disso, você pode oferecer uma experiência divertida e positiva de atendimento ao cliente, inserindo alguns GIFs divertidos (se apropriado – não recomendamos isso para, por exemplo, uma funerária/uma empresa que lide com momentos sensíveis para o cliente).

  1. Lidar com respostas via WhatsApp Web

Tentar responder a grandes volumes de mensagens no telefone não é realista – consome tempo e não pode ser escalável, sem mencionar como os polegares serão doloridos, para isto com com a solução no seu computador. O WhatsApp Web permite que você use a plataforma no seu navegador, tornando mais rápido e fácil o envio de um grande número de respostas.

Se sua empresa deseja oferecer um atendimento ao cliente do WhatsApp com ainda mais eficiência, existem ferramentas de terceiros que lhe auxiliam,  que permitem visualizar todas as mensagens recebidas em uma caixa de entrada, atribuí-las a diferentes funcionários, rotulá-las, classificá-las por lidas / não lidas e Mais.

Sempre responda dentro de 24 horas!

Respostas rápidas são um pilar do sucesso do Atendimento ao Cliente WhatsApp. Afinal, 42% das pessoas que enviam mensagens para as marcas agoraesperam uma resposta em menos de uam hora. Além disso, um estudo recente chegou à conclusão de que quanto mais rápidas as empresas respondiam às solicitações de atendimento ao cliente, mais elas estavam dispostas a pagar por seus produtos.

Esperamos que essas dicas e truques para o atendimento ao cliente do WhatsApp ajudem você a oferecer ótimas experiências,e a melhorar o relacionamento com os seus clientes. Mas e se você quiser ir além das respostas, e usar o WhatsApp de maneira mais proativa para marketing? Se você considera essa opção, atenção a próxima dica…

  1. Use o Status do WhatsApp para alcançar um público amplo

O Status do WhatsApp é a versão do WhatsApp no popular formato Stories. Atualmente, possui mais de 450 milhões de usuários ativos diários, você pode ver mais aqui, superando os 300 milhões de Facebook Stories e os 186 milhões de DAUs do Snapchat.

Se você não está usando o Status do WhatsApp para se comunicar com os contatos da sua empresa, está perdendo um dos maiores canais disponíveis. Mas que tipo de conteúdo você deve postar?

Uma opção é aumentar o reconhecimento da marca e a lealdade do cliente. Pense nisso como uma continuação da sua estratégia de marketing de mídia social no Facebook e no Instagram Stories.

Outra alternativa é usar seu status de forma mais promocional. Por exemplo, tente postar imagens ou vídeos destacando vendas em flash ou descontos temporários em seu site. Como o conteúdo desaparece após 24 horas, é uma ótima maneira para deixar as pessoas empolgadas com seus produtos.

  1. Envolva os usuários através de grupos do WhatsApp

    Se você deseja formar uma comunidade em torno da sua marca no WhatsApp, os Grupos são sua melhor aposta.
    Considere como um canal de marca em que se pode fazer perguntas ou discutir seus produtos ou campanhas mais recentes. Por terem um tamanho máximo, os Grupos têm um ar de exclusividade. Você pode tirar vantagem disso, divulgando em seus outros canais que as primeiras pessoas a se unir, por exemplo, têm acesso a descontos e ofertas especiais.
    Os administradores do grupo WhatsApp podem convidar usuários para grupos por meio de links, QRcode em compartilhamentos sociais.

Os grupos do WhatsApp também têm um grande potencial em marketing de conteúdo. Como o WhatsApp permite enviar muitos formatos de arquivos e midias, por que não configurar um modelo de distribuição no estilo de boletim informativo no qual as pessoas se inscrevam para receber seus e-books, artigos de blog e vídeos mais recentes? Mais uma vez, considere as regras do WhatsApp em torno de mensagens promocionais.
Você pode conferir mais detalhes sobre grupos promocionais neste artigo: Como utilizar grupos promocionais 

Experimente! Você alcançará um público que já demonstrou interesse em seu conteúdo em um canal que seja confortável e familiar para eles.

Lembre-se de que, como outros serviços de mensagens móveis, parte do poder do WhatsApp é que ele está ligado aos smartphones que tendem a parecer mais pessoais – eles não são compartilhados e os carregamos para todos os lugares. Portanto, todas as campanhas de marketing que você abordar devem refletir (e respeitar) o aspecto pessoal. É aqui que os consumidores interagem com seus amigos, portanto, confiança e criatividade são essenciais, você deve ser inovador em sua abordagem de marketing.

Além disso,  a expectativa nas mensagens é de respostas quase instantâneas. Portanto, certifique-se da gerência dos bate-papos ou, limitar a disponibilidade. Aproveite o momento atual para organizar as atividades e ativar esse novo canal de comunicação.:

Acreditamos que a comunicação e a troca de informações é a base do relacionamento entre você e seu cliente. Portanto, conte com a nossa solução para facilitar a forma de contato com seu cliente. Com a Becon você pode importar a lista de cadastros do seu CRM e disparar campanhas informativas de  forma automatizada. 

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