cadastros de leads

Cadastros de leads: A importância de criar uma lista de potenciais clientes!

A importância de Cadastros de Leads: Você poderá criar um relacionamento, vender o seu produto pela primeira vez, e vender novamente para o mesmo cliente.

“Não há prejuízo algum em esperar pelo melhor. Desde que você esteja igualmente preparado para o pior.”

-Stephen King – Diferentes Estações

Leads: o primeiro passo no mundo do Marketing Digital!

mundo do marketing

Quando falamos de marketing digital, uma das principais métricas de desempenho é a quantidade de cadastros de Leads que determinada ação conquistou, ou seja, o número de potenciais clientes – para saber mais sobre leads, dê uma olhada no nosso artigo sobre o assunto. O que são Leads e o que você precisa saber sobre ele!

O fato é que, com esses cadastros de Leads, você poderá criar um relacionamento, ganhar confiança, vender o seu produto pela primeira vez, colher feedbacks, e vender novamente para o mesmo cliente. Note que não se trata de uma escolha, você pode fazer tudo isso várias vezes

Sendo os Leads tão importantes, é natural que no mundo digital essa cultura por criar listas de Leads se torne comum – para não dizer necessária.

Quando você entra em um site, ou e-commerce, uma das primeiras coisas que aparece é uma caixa para você deixar o seu e-mail: cadastros de leads. A partir daí, tudo que você faz, o que você pesquisa, e o que você curtir, a empresa estará acompanhando. Basicamente qualificando/nutrindo você ou descobrindo o seu perfil – de modo a definir o perfil do cliente ideal daquela empresa.

cadastros de leads

Agora com os negócios físicos, o cadastro de leads é diferente.

Estabelecimentos físicos ainda dependem de métodos “manuais” para coletar e armazenar seus contatos. Provavelmente você já deve ter passado pela experiência de entrar em um estabelecimento e ter que passar seu nome, telefone e/ou outras informações.

Isso quando o processo não é feito no papel, através de prancheta, cadernos, ou aqueles sorteios com urna. E sabe-se lá como aquele estabelecimento consegue compilar esses dados – talvez em algum excel, ou nem os compilam. 

De qualquer forma, é claro que esses processos são muito custosos, além da margem de erro considerando que precisam de uma pessoa para fazer tudo isso.

Veja um exemplo: Aquele colaborador da balada X, que já está de pé faz horas, em condições variáveis e precisa digitar no sistema o nome Philippe, ou o sobrenome Siedschlag. Esse exemplo vem de fundadores da Becon que já passaram por isso várias vezes.

E adicione a esta difícil tarefa as exigências da Lei 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados Privados (ou popularmente conhecida como LGPD). Com isto a necessidade do estabelecimento físico comprovar que o seu cliente aceitou o uso dos dados em ações de marketing. Esta lei exige o consentimento do seu cliente (art.7º, inciso I da lei) para que você possa usar os dados dele, veja detalhes:

Tal consentimento “deverá ser fornecido por escrito ou por outro meio que demonstre a manifestação de vontade do titular” (Art. 8º da referida lei).

A árdua tarefa de criar uma boa lista de Leads para suas ações de marketing digital. Já era difícil, ganhou alguns níveis a mais de dificuldade para estabelecimentos físicos, que não querem correr sérios riscos.

“Mas será que eu vou precisar de marketing digital?”

Com a Pandemia, quase todos os negócios físicos tiveram que migrar para o mundo digital, seja com seu delivery ou e-commerce. Contudo, a maioria dessas empresas está “apanhando” das grandes empresas que já estão consolidadas nesse mercado digital. E um dos principais motivos é que o negócio físico não estava preparado para o digital. 

Uma alternativa fácil, e para estabelecimentos do ramo alimentício é migrar para algum dos populares aplicativos de delivery. Contudo, não demoram a perceber uma triste realidade. Os pedidos feitos por intermédio dos aplicativos são feitos por clientes do aplicativo, fiéis aos benefícios daquele aplicativo e suas propagandas. Raramente podendo ser impactados pelo marketing do estabelecimento em si.

Os demais estabelecimentos, muitas vezes nem tinham uma lista de Leads e tiveram que se aventurar com alguns anúncios na internet. E estão pagando muito caro para fazer uma venda. O custo para aquisição de um cliente, também denominado CAC, está cada vez mais alto pois cada vez mais aumenta o número de empresas anunciando na internet.

Quanto mais anunciantes, mais caro fica o custo por clique – como um leilão onde todos estão fazendo suas ofertas por aquele Lead. Possuir uma lista de cadastro dos seus potenciais clientes é fundamental para sobreviver nesse novo mercado, seja digital ou físico.

“Cadastros de Leads? Oh não, quem poderá nos socorrer?”

O negócio físico ainda tem salvação! Muitos clientes ainda preferem fazer suas compras na loja física. Seja por preferência ou seja pela saudade de “bater pernas”, causada pelos períodos de Lockdown causados pela pandemia. 

E uma das maneiras mais inteligentes para os negócios físicos coletarem o cadastro de clientes que visitam a sua loja é através do Wi-Fi. Ferramentas como a da Becon trazem uma tecnologia para os negócios físicos. Assim podem coletar esses dados de forma automática pelo Wi-Fi e ainda armazenar esses dados de acordo com a LGPD.

E o melhor, os dados são fornecidos pelos próprios clientes, que preenchem rápidos cadastros em troca da Wi-Fi ou de algum benefício cedido pelo estabelecimento.

Então, seja para evitar outra crise, seja para começar a investir em marketing, ou por outro motivo que faça sentido para o seu negócio, nossa dica é: Crie uma lista de Leads sua!

Só assim você poderá vender seu produto/serviço, colher feedbacks, e vender novamente para o mesmo cliente.

“Oportunidades não perdem tempo com os despreparados!”

– Idowu Koyenikan – Wealth for All: Living a Life of Success at the Edge of Your Ability 
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A Becon quer ajudar você a conseguir Leads qualificados, de forma orgânica, prontos para mexerem o ponteiro das suas estratégias de marketing online e offline. A Becon é sua parceira para tudo isso – e de acordo com a LGPD e o Marco Civil da Internet.

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