Como enviar mensagens no WhastApp através da Integração com Zapier e a Becon

Neste documentação, você irá aprender a fazer integração com Zapier e a Becon WhatsApp, disparando um template da Becon após atualização do Google Sheets.

Visão Geral

Nesta documentação, vamos mostrar os passos para você automatizar o envio de mensagens pelo Becon WhatsApp para os contatos preenchidos em uma planilha Google Sheets – tudo usando a integração com Zapier.

Zapier é uma plataforma de automação que permite integrar um sistema a vários serviços, graças a um modelo de workflow (fluxo), indicando o gatilho(trigger) que poderá executar uma ou mais ações.

Para este exemplo de integração com o sistema Becon WhatsApp, iremos criar um Zap (nome dado para automação que será criado dentro do Zapier), cujo o gatilho serão as informações contidas no Google Sheets (planilha). Esta ação irá enviar um template aos clientes, que ao responderem serão transferidos para a fila escolhida dentro do sistema da Becon.

Premissas:

Índice

Passo 1 – Obtendo informações na Becon WhatsApp para integração Zapier.

Antes de iniciar o processo de integração no Zapier, precisamos coletar algumas informações no sistema da Becon WhatsApp.

1 – Templates

Para que o Zapier envie o template na sua automatização, é necessário indicarmos qual template será usado. Isso será feito indicando o título do template, o que poderá ser coletado conforme os passos abaixo.

1.1 – Clique no menu “Automatização” e após selecione a opção “Templates;

1.2 – Em destaque de azul na figura, copie o nome apenas do template que irá usar na integração. Você também pode acessar o template aprovado, e copiar o nome na sua tela de visualização.

1.2 – No template que irá usar, clique nos três pontinhos à direita, cujo destaque está em roxo, e selecione a opção “Visualizar template” no menu suspenso que irá aparecer.

Informações do título do template para a integração com Zapier.
Verificando propriedades no templates para a integração com Zapier.

1.3 – No texto do template, se tiver alguma propriedade (exemplo com destaque em vermelho na figura ao lado), anote o nome dessa propriedade, para que seja criado o título da coluna no Google Sheets no passo 2.

2 – Gerando a chave API no Becon WhastApp para integração Zapier

A integração do Zapier com a Becon Whatsapp é feita pelo Webhook. Para iniciarmos essa integração, devemos gerar uma chave de API na plataforma da Becon. Para tanto, faça o seguinte:

2.1 –  Clique no menu “Desenvolvedor”, conforme a 1ª indicação, e clique em “Chaves de API”, conforme a 2ª indicação. Depois no botão “+Adicionar chave de API”.

Adicionar chave API para a integração com Zapier.

2.2 – No campo “Nome da chave”, informe um nome de identificação da sua chave API e logo abaixo uma descrição, após clique no botão “Criar chave”. Esse nome e descrição são para uso interno. Caso crie várias chaves, um bom nome e descrição vão te ajudar a identificar qual integração é aquela, e sua função.

Criando chave API para a integração com Zapier.

2.3 – Copie a sua chave criada no sistema da Becon, clicando no símbolo em destaque na figura abaixo, e cole em um arquivo texto para ser utilizado depois no Zapier.

Copiando a chave API integração com Zapier.

3 – ID Departamento

Esta etapa é opcional para caso queira que o cliente, ao responder o template, seja direcionado para um departamento específico. Caso queira que isso aconteça, basta  coletar o ID do Departamento. informação está em:

3.1 – Clique no menu “Desenvolvedor”, conforme a 1ª indicação e depois na opção “Dicionários de IDs”, 2ª indicação;

3.2 – Escolha o departamento que deseja transferir o cliente, quando este responder o template, e clique no símbolo destacado na figura abaixo, 3ª indicação, para copiar o ID do departamento, e após cole no mesmo arquivo texto.

Copiando ID departamento para integração com Zapier.

Passo 2 – Criando um Google Sheets para aintegração Zapier

Seguem os passos para criar um Google Sheets, ou planilha do Google. 

 

2.1 – Acesse o seu email do google, depois em Google Apps e selecione “Planilhas”.

2.2 – Se no template escolhido no Passo 1.1 não tiver nenhuma propriedade no texto, na planilha adiciona somente a coluna com o título “phonenumber”, que deverá ser preenchida somente com números, sendo DDD + número, e  sem caracteres especiais  (ex: 11999999999). Caso tenha uma ou mais propriedades no texto do template, adicione o nome das propriedades no título das colunas, conforme o exemplo da planilha “Contatos de Clientes” na figura abaixo.

Planilha para a integração com Zapier.

Passo 3 – Criando um Zap para integração Zapier

Seguem os passos abaixo para criar um Zap:

3.1 – Faça o login na sua conta no Zapier (caso não tenha uma conta, acesse o site https://zapier.com/), e após clique no botão “+ Create Zap”.

Criando um ZAP.

3.2 – Para criar um gatilho (trigger) a partir de uma planilha do Google, no campo de pesquisa digite “Google Sheets” e selecione o resultado logo abaixo.

Criando uma Trigger para integração com o Zapier.

3.3 – No campo Trigger Event, seleciona a opção no menu suspenso “New Spreadsheet Row” (ou nova linha na planilha) e após clique no botão “Continue”.

Nova linha na planilha para integração com Zapier.

3.4 – No campo Google Sheets account, informe a conta do gmail que foi criado a planilha, e após clique no botão “Continue”.

Apontando a conta onde esta a planilha do Google para integração com Zapier.

3.5 – No campo “Spreadsheet” em destaque de vermelho, selecione a planilha criada para esta integração, depois em “Worksheet” em destaque de azul, selecione a aba que terá as informações, após clique em “Continue”.

Informando o nome da planilha a aba para integração com Zapier.

Teste Trigger.

3.6 – ATENÇÃO: Para realizar o teste do gatilho, é preciso que pelo menos uma linhas das colunas criadas na planilha tenham suas informações preenchidas. Após clique no botão “Test trigger”.

3.7 – O sistema irá mostrar as informações das colunas preenchidas, após clique no botão “Continue”.

Resultado do teste da planilha para integração com Zapier.

Passo 4 – Criando um Action na integração Zapier

Para que o Zapier acesse o sistema da Becon, você deverá criar uma integração pelo Webhook, seguindo os passos abaixo:
4.1 –  Em Action, no campo de pesquisa digite “Webhook” e clique no resultado “Webhooks by Zapier”.

Criando um Action na integração com Zapier via Webhook.

4.2 – No campo Action Event, selecione a opção “Post”, e após clique no botão “Continue”.

Selecionando o evento Post.

4.3 – Em destaque de vermelho, no campo URL informe o endereço do seu subdomínio da becon e ao final acrescente “/wserver/rest/simple/sendTemplate” , isso fará com que a plataforma Zapier tenha informações dos templates criados no Becon WhatsApp.

Exemplo: https://acme.becon.com.br/wserver/rest/simple/sendTemplate

4.3.1 – No primeiro espaço, em azul, digite “apiKey”. Em seguida, a direita cole a chave API gerada no sistema da Becon (passo 1: 2-2.3).

4.3.2 – No espaço em verde, digite “contact” e a direita irá aparecer as colunas criadas no Google Sheets (passo 2-2.2), e selecione “phonenumber”.

4.3.3 – No espaço em roxo, digite “template” e a direita o título do template escolhido para enviar nessa integração (passo 1: 1-1.2).

4.3.4 – No espaço em amarelo digite “paramList”, e a direita escolhe as colunas que foram criadas no Google Sheets (passo 2:2.2), cujo as colunas tenham os mesmo nomes das propriedades verificadas no template (passo 1-1.3). Caso o seu template não tenha propriedades no texto, não precisa executar esta etapa.

4.3.5 – Em cinza, digite “department” e a direita cole o Token ID do departamento da plataforma da Becon (passo 1: 3-3.3). Etapa opcional, para caso queira direcionar o cliente para algum departamento quando responder o template.

4.3.6 – Clique no botão “Continue”.

Configurando os eventos no Post.

4.4 – Na etapa de Test Action, para validar a integração clique no botão “Retest action”

Resultado de teste do Post.

Se o teste funcionar, irá receber o template escolhido no Becon WhatsApp,e após responder cairá na fila designada.

PARABÉNS!

Ao seguir o nosso manual, você poderá integrar o Becon Whatsapp com qualquer serviços disponível para integração do Zapier, e assim enviar Templates automáticos via API, facilitando seu trabalho, otimizando suas rotinas e criando uma experiência ainda mais incrível e com mais qualidade para seus clientes!

Escrito por:

últimos posts

A Becon quer ajudar você a conseguir Leads qualificados, de forma orgânica, prontos para mexerem o ponteiro das suas estratégias de marketing online e offline. A Becon é sua parceira para tudo isso – e de acordo com a LGPD e o Marco Civil da Internet.