Lista de Transmissão – como ela funciona na API do WhatsApp

Entenda como funciona a lista de transmissão no WhatsApp e como este recurso pode ser bastante útil para seu negócio.

Recentemente falamos aqui no Blog da Becon sobre a API do WhatsApp (dá uma conferida no texto clicando aqui) e as várias vantagens em adotar essa ferramenta para o dia a dia da sua empresa. Agora é o momento de explorarmos um pouco mais sobre as várias funcionalidades e recursos do WhatsApp. Então vamos começar essa jornada pelo tema: lista de transmissão! Confira tudo o que você precisa saber sobre como utilizar a lista de transmissão. 

Lista de Transmissão no WhatsApp Business vs. WhatsApp API

Comecemos pelas diferenças entre as versões WhatsApp Business e WhatsApp API: 

1. No WhatsApp Business a lista só é entregue para quem tem o seu número adicionado aos contatos. No WhatsApp API é entregue para todos (desde que o número seja válido);

2. Ausência de propriedades. Logo, as mensagens do WhatsApp Business são “robóticas” e “genéricas”, enquanto no WhatsApp API elas podem ser personalizadas(e.g. te chamar pelo nome);  

Em resumo, a lista de transmissão é um recurso que otimiza o compartilhamento de mensagens em formatos variados (texto, áudio, foto e vídeo) para vários contatos de uma vez só. Vale destacar que neste tipo de função não vem o indicativo de que a mensagem está sendo encaminhada, ou seja, cada destinatário da lista recebe o conteúdo de maneira privada. Essa ferramenta é bastante útil para as empresas que utilizam a API do WhatsApp, pois permite estabelecer comunicações direcionadas e possibilita desenvolver estratégias de relacionamento com os clientes de forma assertiva.

Confira abaixo as etapas para se fazer uso da lista de transmissão. É importante reforçar que para utilizar este recurso de lista de transmissão da API é preciso adotar um template, já falamos sobre este tema aqui no blog! Clique aqui e confira. 

1. Nomear a transmissão;

2. Escolher um template;

3. Escolher a base de dados (importar .csv ou usar a base da plataforma);

4. Definir o envio, que pode ser imediato ou agendado.

Um exemplo, recente e de muito sucesso, de uso da lista de transmissão foi  o Startup Summit 2021. A organização do evento utilizou este recurso para uma comunicação rápida e assertiva com os participantes sobre temas como: Cuidados necessários relacionados a Covid-19, conforme protocolo de segurança vigente; Solicitação de credencial do evento; Programação das palestras; Dados sobre local e horário do evento; Contato direto com a equipe de atendimento. Alguns resultados do uso da lista de transmissão neste evento foram: foram mais de 1500 contatos alcançados; 5 mil mensagens enviadas a partir de 04 campanhas; 120 engajamentos com o item “credencial”; mais de 1800 interações com o Bot. Temos um material com mais informações sobre este evento, clique aqui.

Além disso, a lista de transmissão também pode ser utilizada para ações do dia a dia como o envio de boletos para cobranças, informações sobre produtos, follow up em massa para os times de vendas e outros tantos.

Jogo rápido sobre a Lista de Transmissão

Confira as perguntas e respostas curtas que te ajudarão ainda mais a entender sobre as listas de transmissão.

1. Quanto tempo é necessário para o envio de mensagens por uma lista de transmissão?
O envio de mensagens ocorre em minutos;

2. Todos receberão minhas mensagens?
Todos os contatos de sua lista de transmissão recebem as mensagens, desde que seus números sejam válidos (números bloqueados ou contas deletadas não recebem, por exemplo.) ;

3. Quantas mensagens posso enviar por dia?
Inicialmente, o limite de sessões é 1.000 a cada 24 horas, mas esse limite pode aumentar. Os limites de sessão determinam para quantos usuários únicos sua empresa pode enviar mensagens diariamente. Isso inclui conversas novas e existentes com os usuários. O limite de sessão NÃO restringe o número de mensagens que sua empresa pode enviar, apenas o número de usuários que as receberão. Também NÃO se aplica a mensagens enviadas em resposta a uma mensagem iniciada pelo usuário dentro de um período de 24 horas. Para saber mais, temos um artigo aqui explicando as Sessões.

Nível 1Nível 2Nível 3Nível 4
Permite que a empresa envie mensagens a mil clientes únicos em um período contínuo de 24 horas. Permite que a empresa envie mensagens a 10 mil clientes únicos em um período contínuo de 24 horas. Permite que a empresa envie mensagens a 100 mil clientes únicos em um período contínuo de 24 horas. Permite que a empresa envie mensagens a um número ilimitado de clientes únicos em um período contínuo de 24 horas
Níveis de “Confiança” do Facebook na sua empresa.

4. O que a Becon oferece de diferencial quanto a lista de transmissão?
Na Becon você tem a opção de usar a base ou importar lista. Ou seja, pode tornar sua atividade ainda mais prática, pois uma lista importada pode ser recebida pelos times de vendas e marketing com informações do tipo “pessoas que acessaram nosso site no dia X e demonstram interesse pelo produto Y”). Usar a base, contudo, permite vários filtros usando marcações e propriedades.

5. Preciso adotar os templates?
Importante: a lista de transmissão só pode ser usada com template. Temos um texto bem bacana que aborda o que são templates e como utilizá-los, dá uma conferida aqui

6. Qual o custo de uma lista de transmissão?
O valor cobrado por mensagem é de R$ 0,45, mas se ao enviar uma lista de transmissão, algum usuário já estiver com uma sessão aberta não é cobrado o envio;

 Dicas importantes

  • Garanta a conformidade das mensagens com a Política do WhatsApp Business e a Política Comercial do WhatsApp.
  • Envie mensagens apenas para usuários que aceitaram receber mensagens da sua empresa.
  • Crie mensagens altamente personalizadas e úteis para os usuários. Evite enviar mensagens introdutórias ou de boas-vindas que sejam vagas demais.
  • Leve em conta a frequência: evite enviar muitas mensagens por dia aos clientes. Ao elaborar mensagens informativas, mantenha o foco no conteúdo e na concisão.

Viu como a lista de transmissão do WhatsApp API é um recurso interessante e pode somar muito ao dia a dia da sua empresa? Que tal um papo com a BÁ (a Becon Autoatendimento) para descobrir como a Becon e o API do WhatsApp podem te ajudar!? Clique aqui e conheça a solução ideal para sua empresa se conectar aos clientes através do WhatsApp!

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