Implementação Ubiquiti – Manual Becon

Última atualização: 25 jan 2021 Saiba como configurar a tela de acesso da Becon em modem Ubiquiti, e crie uma experiência incrível para seus clientes.

Visão Geral

Está na hora da implementação do seu Ubiquiti.

Nossas mais calorosas boas vindas, se for sua primeira vez, ou então é sempre um prazer ajudar, caso esteja apenas refazendo alguma configuração. Agora, vale lembrar que caso sua rede precise de algumas configurações mais específicas, você pode clicar aqui e ver como configurar o protocolo Radius à sua controladora Ubiquiti/Becon.

Então, sem mais delongas, vamos ao guia de implementação do seu Ubiquiti!

Índice


Passo 1. Download de Softwares Auxiliares

A. Para realizar a instalação de mais access points você irá precisar baixar os programas Advanced Ip Scanner, pode ser baixado em https://www.advanced-ip-scanner.com/ , e do Putty que você pode obter no seguinte link https://the.earth.li/~sgtatham/putty/latest/w64/putty-64bit-0.71-installer.msi .

Passo 2. Identificando os Ubiquitis na Rede

A. O Advanced Ip Scanner você utiliza para escanear a sua rede para encontrar todos os ubiquitis que estão conectados a ela. No nosso caso fizemos apenas um scan em 192.168.100.1-254 que é onde os nossos ubiquitis estão ligados, caso você possua múltiplas redes será necessário adicioná-las na busca.

B. A figura 1 abaixo mostra um resumo do resultado. Anote o IP do aparelho e o Mac address dele, neste caso eles são, respectivamente, 192.168.100.38 e 78:8A:20:32:B9:DD.

Figura 1 – Identificando IPs

Passo 3. Conexão via SSH ao Ubiquiti

A. Após isso é hora de acessar o Ubiquiti via ssh através do programa Putty. Coloque o IP do aparelho  no campo indicado na foto abaixo e faça a conexão

Figura 2 – Putty e IPs

B. Após clicar em Open, caso seja a primeira vez fazendo acesso ao aparelho em questão,irá aparecer um aviso de segurança, basta aceitá-lo. Depois de ter aceitado o certificado será pedido login e senha, o padrão para aparelhos Ubiquiti que estão nas configurações de fábrica são:

  • login: ubnt
  • senha: ubnt

C. Ao digitar vai parecer que você não está digitando nada, esse é o padrão nas conexões ssh. Se der erro no login, o seu ubiquiti está adotado em alguma controladora, neste caso você precisa entrar em contato com o administrador dela para pegar o login e a senha.

Passo 4. Conexão via SSH ao Ubiquiti

A. Após realizar o login digite o comando abaixo. Após isso, você deverá obter uma resposta parecida com a imagem abaixo

cat /etc/board.info | grep board.name

Figura 3 – Resposta ao seu comando

B. O número 3.7.19 informa a versão do firmware, UAPv2 informa qual o modelo do ubiquiti você possui. Com esses dados você deve acessar o site da Unifi, https://www.ui.com/download/unifi/unifi-ap , para verificar se o seu aparelho está devidamente atualizado com a versão mais recente. 

Figura 4 – Atualização do Firmware

C. A figura 4 acima mostra qual a  versão mais recente para o aparelho em questão é a 4.0.42, ou seja, será necessário fazer a atualização. Pode-se utilizar a última versão independente do modelo do equipamento, e para atualizar clique no botão que a flecha de Download indica e copie o link que irá aparecer após aceitar os termos, conforme a imagem abaixo.

Lembrando que o link indicado na imagem é para as versões UAP-v2 e UAP-LR v2, caso a versão do seu Ubiquiti seja outra, utilizar o link apropriado.

Figura 5 – Copie a URL diretamente

D. Copie o link e no terminal aberto do Ubiquiti digite o seguinte comando ou o equivalente para a sua versão:

Figura 6 – Comando direto no Putty

E. Após realizar o comando algumas informações como as da figura 7 abaixo irão aparecer:

Figura 7 – Download é feito direto no Ubiquiti

ATENÇÃO

Caso apareça a mensagem Device Busy: inform inprogress, espere uns 10 segundos e repita o comando. Quando der certo você perderá a conexão ssh e uma mensagem de erro conforme a figura abaixo irá aparecer.

Figura 8 – Potencial erro

Espere uns dois minutos e conecte novamente ao aparelho via ssh e verifique se a o firmware foi atualizado.

Figura 9 – Verifique a versão do Firmware

Passo 5. Conexão via SSH ao Ubiquiti

A. Neste passo, e caso utilize uma controladora da Becon, digite no terminal aberto do Ubiquiti o seguinte o comando segundo a url da sua controladora (em caso de dúvidas, confirme o IP com o nosso suporte):

set-inform http://unifi.becon.com.br:8080/inform
set-inform http://unifi2.becon.com.br:8081/inform
set-inform http://becon3.unicontroller.com:8080/inform

Agora, caso utilize controladora própria ou está em outra controladora da Becon, digite o seguinte comando, alterando a variável <ip-da-controladora>:

set-inform http://<ip-da-controladora>:8080/inform

Passo 6. Adotando o Ubiquiti na Controladora

A. Faça o login na controladora para adotar o aparelho, caso possua mais de um site certifique-se de que está no site correto, por fim vá em dispositivos, conforme mostra a figura 10 abaixo:

Figura 10 – Adotar o aparelho na controladora

B. Agora o seu Ubiquiti deverá aparecer na tela de dispositivos conforme a figura abaixo:

Figura 11 – Adoção do aparelho

C. Agora o passo mais importante. Certifique que o mac address do aparelho é o mesmo identificado no passo 2, caso positivo, aperte em adotar e pronto. Agora basta esperar o processo de adoção terminar, ao fim do processo o status vai mudar para adopted e a palavra vai mudar de amarelo para verde.

Passo 7. Configurando a controladora

A. Acesse a opção Configurações “Settings” e na sequência “Guest Control”.

B. Na tela recém aberta, habilite a opção Guest Portal, e informe as seguintes configurações:

  • No check-box Authentication: External portal server
  • Em Custom Portal, IPv4 Address: 20.206.110.35;
    • Caso 1 (Figura 12)- Utiliza controladora da Becon ou própria com certificado SSL:
      • Habilite a opção “Redirect with hostname” e informe app.becon.com.br no espaço ao lado
    • Caso 2 (Figura 13) – Utiliza controladora própria sem certificado SSL:
      • Habilite a opção “Redirect with hostname” e informe app.becon.com.br no espaço ao lado
      • Habilite a opção “Enable Https redirection“.
Figura 12 – Controladora Becon
Figura 13 – Controladora própria

C. Ainda em “Guest Control”, mas um pouco mais abaixo nas opções de “Access Control” adicione os dois IPv4 Hostname ou subnet: 20.206.110.35 e app.becon.com.br, conforme a imagem abaixo. É possível que seja necessário remover todos os endereços que começam com ponto final, isso será sinalizado no momento de salvar as alterações.

Figura 14 – Access control

D. No menu inicial, selecione novamente Configurações (“Settings“), e em seguida a opção “Wireless network” – Figura 15. Aqui, crie uma rede aberta clicando em “Create New Wireless Network” e selecione a opção “Apply Guest Policies“, além disso abra o menu de “Advanced options” e desmarque a opção “Block LAN to WLAN Multicast and Broadcast Data”, conforme as figuras abaixo:

Figura 15 – Wireless Network
Figura 16 – Configurações Wireless

Passo 8. Vinculando a Controladora com a Becon

A. Agora, para finalizar o manual de implementação ubiquiti, acesse a sua conta na plataforma da Becon, https://app.becon.com.br , e vá no menu Modem, conforme indica a figura a seguir. Na tela de Modems clique em Criar Modem, na parte de cima da tela, e escolha a opção “Controladora Ubiquiti”. Após isso, informe os dados da sua controladora cloud e selecione Salvar.

Figura 17 – Adicionando a controladora na Becon
  • Alias: nome qualquer referente a essa controladora
  • Host: é o ip público da sua controladora, se você utiliza da Becon coloque, por exemplo: unifi.becon.com.br 
  • Porta: por padrão é 8443
  • Usuário: é o usuário que você utiliza para logar na controladora, ele precisa, no mínimo, de permissões de admin. Se você utiliza a controladora da Becon é o usuário que você utiliza para acessar, por exemplo, o seguinte site https://unifi.becon.com.br:8443 
  • Senha: é a senha que você utiliza para acessar, por exemplo, o site https://unifi.becon.com.br:8443 
  • Site: ao acessar a controladora um link parecido com o seguinte irá aparecer https://unifi.becon.com.br:8443/manage/site/1de8asgw/dashboard, o site é o código que se encontra entre as palavras site e dashboard, neste exemplo é 1de8asgw, este código é único para cada site, ou seja, o seu será diferente.

B. Vale ressaltar que você deve ficar atento ao IP da controladora Becon que utiliza ou da controladora própria para não errar no campo Host. Caso o processo dê certo, os unifi que já estão adotados na controladora serão puxados para a plataforma automaticamente, como mostrado a seguir:

Figura 18 – Controladora e Aparelhos na Becon

C. Caso você tenha adotado outros unifi depois de realizar esse procedimento, basta clicar no link “Sincronizar Controladora”, na parte de baixo da página que ele trará os novos ubiquitis.

D. A partir desse momento, os dados da sua controladora serão validados e você poderá configurar o captive, nome da rede e muito mais.

PARABÉNS!

Ao seguir o nosso manual de Implementação Ubiquiti, agora acaba de ficar pronto para, junto da Becon, criar uma experiência ainda mais incrível e com mais qualidade para seus clientes!

Escrito por:

últimos posts

A Becon quer ajudar você a conseguir Leads qualificados, de forma orgânica, prontos para mexerem o ponteiro das suas estratégias de marketing online e offline. A Becon é sua parceira para tudo isso – e de acordo com a LGPD e o Marco Civil da Internet.