Implementação Ubiquiti Radius – Manual Becon

Última atualização: 25 jan 2021 Saiba como adicionar o protocolo RADIUS na configuração do seu Ubiquiti, para otimizar a experiência incrível que você já cria com a Becon.

Visão Geral

Está na hora da implementação do seu Ubiquiti Radius. Se você chegou até aqui, é bem provável que sua controladora Unifi não esteja hospedada na nuvem com um IP público ou que não use uma das controladoras da Becon… Espera, esse não é o seu caso? Então dê uma olhada no nosso manual de configuração padrão, ele poderá facilitar sua implementação, basta clicar aqui.

Todavia, se esse for o seu caso, fique tranquilo, você está no lugar certo! Vale mencionar que utilizamos e recomendamos a versão da controladora 6.4.54 para esse guia. Versões diferentes podem mudar a localização ou até mesmo não conter algumas configurações, em caso de maiores dúvidas contate o suporte. Então, sem mais delongas, vamos ao guia de implementação do seu Ubiquiti Radius.

Índice


Passo 1: Configuração do Perfil Radius

A. Para iniciar, dentro das configurações de sua controladora, acesse a aba lateral Profiles e clique em Create New Wireless Network, como mostra a Figura 1.

Figura 1: Criando perfil radius

B. Preencha o servidor segundo as informações abaixo e depois clique em Save, como mostra a Figura 2.

Habilite as opções Enable Accounting e Enable Interim Update;

Para ter acesso às senhas e IPs necessários, por favor contate o nosso suporte.

Figura 2: Criando perfil radius

Passo 2: Configuração do Hotspot

A. Agora, ainda dentro das configurações de sua controladora, acesse a aba lateral Guest Control e habilite a opção Enable Guest Control e preencha os campos segundo as informações abaixo (Figura 3).

Authentication: Hotspot
Landing page: Promotional URL https://app.becon.com.br
Redirection: desmarque todas as opções

Figura 3: Criando perfil radius – Guest Policies

B. Ainda nessa tela, um pouco abaixo, dentro da seção Portal Customization, habilite a opção Override Default Templates: Override templates with custom changes, como mostra a figura 4.

Figura 4: Criando perfil radius – Portal Customization

C. Continuando nessa tela, agora na seção Hotspot, desmarque a opção Vouchers: Enable voucher based authorization e habilite a opção RADIUS: Enable RADIUS-based Authorization. Quando fizer isso, uma nova seção chamada RADIUS aparecerá, nela selecione o perfil que criou no passo anterior e escolha CHAP na Authorization Type, como mostra a figura 5.

Figura 5: Criando perfil radius – Hotspot

D. Ainda nessa tela, agora na seção Access Control, em Pre-Authorization Access, adicione um novo campo clicando ‘+’ e preencha com o seguinte IP: 54.233.72.85, como mostra a figura 6, depois clique em Apply Changes.

Figura 6: Criando perfil radius – Access Control

Passo 3: Configuração do Wi-fi

A. Ainda nas configurações da controladora, acesse o menu lateral Wireless Networks e clique em Create New Wireless Network, como mostra a Figura 7.

Figura 7: Criando o wi-fi

B. Preencha o nome do wi-fi no campo Name/SSID, habilite a opção Guest Policy: Apply guest policies (captive portal, guest authentication, access). Quando fizer isso aparecerá um alerta, remova ele desmarcando a opção Multicast and Broadcast Filtering: Block LAN to WLAN Multicast and Broadcast Data na seção Advanced Options logo abaixo, como mostra a figura 8, depois clique em Save.

Figura 8: Criando o wi-fi

Passo 4: Substituir Templates do Hotspot

Neste passo vamos substituir os arquivos padrão da Unifi pelos arquivos de autenticação da Becon, para esse passo é necessário que você tenha o acesso SSH de sua controladora, caso tenha dúvidas quanto a este passo contate seu técnico responsável pela instalação da controladora.

A. Faça o download para o seu computador dos três arquivos que estão neste link, basta clicar aqui.

B. Em seguida, dentro do SSH de sua controladora, é necessário acessar a pasta do hotspot portal, ela se encontrará em lugares diferentes de acordo com o sistema em que sua controladora está rodando, os caminhos são:

  • Linux: /usr/lib/unifi/data/sites/default/app-unifi-hotspot-portal
  • MAC: ~/Library/Application Support/UniFi/data/sites/default/app-unifi-hotspot-portal
  • Windows: Ubiquiti UniFi\data\sites\default\app-unifi-hotspot-portal

Obs. 1: A pasta ’default’ nos diretórios significa o site da sua controladora em que as configurações foram aplicadas, ele se encontra na URL do navegador. Ele também pode estar representado por um código de 8 caracteres. Por exemplo, a URL da minha controladora pode ser:

https://<minha-controladora>:8443/manage/site/t0y63g5r/dashboard

Neste caso, supondo que eu use uma controladora rodando em Linux, o diretório que vou precisar acessar será:

/usr/lib/unifi/data/sites/t0y63g5r/app-unifi-hotspot-portal

Obs. 2: Caso esse diretório não exista, algum dos passos anteriores foi esquecido ou não foi feito corretamente.

C. Dentro desse diretório, altere o nome do arquivo index.html para index.html.default, esse será o seu backup caso haja algum problema.

D. Por fim, faça o upload dos três arquivos que você baixou no item A para dentro do diretório do item B, é imprescindível que os nomes e conteúdo dos arquivos permaneçam os mesmos. Para o meu exemplo usando uma máquina Linux, o diretório irá conter os seguintes arquivos (Figura 9):

Figura 9: Novos templates

Passo 5: Vincular Modem à Plataforma Becon

A. Acesse a sua conta na plataforma Becon pelo link: https://app.becon.com.br, acesse as configurações pelo ícone da engrenagem no menu lateral e selecione a opção Modem, como mostra a figura 10.

Figura 10: Criando modem na plataforma Becon

B. Em seguida clique na opção Criar Modem, selecione UAP-Ubiquiti, no campo Alias dê um nome de identificação para seu modem e no campo MAC Address do Unifi preencha com o MAC do seu equipamento, no meu caso é: 78:8a:20:ca:d7:70, e depois clique em Salvar (figura 11). Caso tenha dificuldades em encontrar o MAC Address do seu equipamento, leia ao final desse passo a observação, o exemplo está na figura 13.

Figura 11: Criando modem na plataforma Becon

C. Após criado, o modem aparecerá em seu respectiva aba segundo a imagem 12.

Figura 12: Apresentação do modem na plataforma Becon

Obs.: Caso esteja com dificuldades para encontrar o MAC Address do seu ubiquiti, basta olhar a etiqueta colada na parte de baixo do seu equipamento ou acessar a aba Devices da controladora e clicar no AP que quer saber o MAC, ele aparecerá dentre as informações no pop-up que abrir, como mostra a figura 13.

Figura 13: Encontrando o MAC Address do equipamento

PARABÉNS!

Ao seguir o nosso guia de Implementação Ubiquiti Radius, agora você e a Becon poderão criar uma experiência ainda mais incrível e com mais qualidade para seus clientes!

Escrito por:

últimos posts

A Becon quer ajudar você a conseguir Leads qualificados, de forma orgânica, prontos para mexerem o ponteiro das suas estratégias de marketing online e offline. A Becon é sua parceira para tudo isso – e de acordo com a LGPD e o Marco Civil da Internet.