Marketing por Cupons!

O que é “Marketing por Cupons”?

Códigos, cupons, vouchers, descontos e etc., tudo isso é Marketing por Cupons. E por que ele é relevante? Quais as vantagens? Como fazê-lo? E como a Becon pode ajudar? É sobre isso que vamos falar neste artigo!

O que eu ganho dando cupons para meus clientes?

Qual é a vantagem de fazer marketing com Cupons? Essa é a primeira pergunta que vem à todo empresário, já que ele está dando coisas de graça, e não é assim que se constrói um negócio saudável. Porém, existem várias vantagens quando falamos de cupons:

1. Introduzir novos clientes à sua loja; 

2. Apresentar linhas de produtos novas ou remodeladas para velhos e novos clientes

3. Dar vazão para um inventário/estoque que está para vencer ou ocupando espaço;

4. Também pode ser usada para encorajar seus clientes a tentarem novos produtos ou marcas mais rentáveis para você; ou 

5. Tão somente trazer clientes antigos de volta.

“Então eu preciso de Marketing de Cupons para o meu negócio?!”

Não necessariamente. A resposta dessa pergunta não depende do seu modelo de negócio, mercado ou até tamanho. O uso de cupons pode ajudar qualquer negócio, de qualquer tamanho, desde que a estratégia por trás dessa ferramenta tenha objetivos claros! Mas fique tranquilo que a Becon não está aqui para complicar, mas sim ajudar. Então seguem algumas estratégias que consideramos válidas:

🌟 A Estratégia “Cola em Mim que tu brilha!”

Aqui, a ideia é vincular o cupom à venda de outros produtos, e é muito usada por estabelecimentos do ramo alimentício. Você pode ofertar um cupom de um acompanhamento gratuito para o açaí ou o sorvete, então o cliente terá que comprar um açaí ou um sorvete para utilizar aquele cupom. Ou ainda, o cupom dará um produto X na compra de pelo menos Y outros produtos, ou Z reais gastos.

A ideia principal aqui é recuperar o custo do cupom, com o lucro do produto que o acompanha. Novamente usando o exemplo do açaí, com certeza o que eu ganho com o açaí cobre o meu custo com um eventual acompanhamento, por exemplo a granola, e talvez até me dê lucro. Então eu consegui entregar um valor para meu cliente, e “não sai perdendo”.

🗣 Estratégia “Vem cá, vamos conversar”

De forma simples: é oferecer um cupom de desconto para quem se conectar no seu wifi Becon ou se cadastrar em alguma base de dados. Dessa forma, o cliente ganha algo, mas também te fornece dados e o aceite (considerando a LGPD) para que você envie mensagens e emails futuramente, criando um canal para estreitar seu relacionamento, e fidelizá-lo.

Essa estratégia é ótima para revalidar os dados que possuía previamente à LGPD, logo, sem os aceites formais que a lei exige.

Um bom paralelo é ver quanto você gasta por um Lead em outras plataformas. Um Lead é um potencial consumidor do seu produto ou serviço, e é um termo muito usado no Marketing. Agora, considere que você investiu R$ 500,00 em uma campanha no Instagram, para trazer 50 pessoas para sua loja. Isso quer dizer que cada Lead te custou R$ 10,00, porém, eles ficaram no Instagram. Concorda que gastar os mesmos R$ 10,00 por cliente, para fazê-lo se cadastrar na Becon (onde você pode exportar dados) ou em algum outro CRM é um valor muito justo, certo?

🧐 Estratégia “O Retorno dos Clientes Perdidos”

Não tem segredo, use a base de dados da Becon ou a que tiver disponível, e envie um cupom com uma oferta incrível para os clientes que estão a mais de 60 dias sem voltar para o seu estabelecimento.

Temos vários estudos e comprovações de que uma boa parcela dos seus clientes simplesmente não volta porque não lembram de você. Adicione um estímulo extra nessa lembrança, como o Cupom, e você aumenta significamente as chances de trazer velhos clientes. E lembre-se, é mais barato vender mais para os mesmos clientes, do que conseguir clientes novos.

💗 Estratégia “Abra seu coração”

Existem dois tipos básicos de respostas que seus clientes podem lhe dar, uma pública e uma privada. Independente, ambas são ótimas para o seu negócio, e você pode usar cupons para estimular essas respostas. 

Ofereça um cupom para quem responder à sua pesquisa de satisfação, ou à promoção da sua marca, e você terá uma resposta honesta, que pode ajudá-lo em decisões e estratégias, mas que é privada o suficiente para ficar entre você e seu cliente. Ou ainda, ofereça um cupom para  quem postar um comentário na sua rede social, como o Facebook, o Google Meu Negócio e afins, e tenha o tipo de resposta que estimulará outros clientes a virem no seu negócio. E claro, as duas são cumulativas, então consiga umas respostas privadas, e estimule as melhores respostas a irem para uma rede social… usando cupons.

Para não precisar demitir os funcionários e fechar de vez, alguns estabelecimentos de São Paulo tiveram a ideia de oferecer vouchers com descontos ou vantagens para as próximas visitas.

Veja mais na matéria da UOL Economia – clique aqui.

Legal, estratégia escolhida, e agora?

No início, execute pequenas campanhas com parâmetros bem diversificados, como valores diferentes e diferentes tipos de desconto, duração, produtos e etc. Você deve ser paciente e estar ciente de que levará algum tempo e vários experimentos para descobrir o que funciona melhor para o seu negócio. Acompanhar o desempenho de cada cupom e campanha que você lançar é crucial para o seu sucesso. 

Sobre isso, inclusive, eu preciso abrir um parênteses no nosso bate papo:

USE ALGUMA FERRAMENTA DE CONTROLE!

Nós já fizemos um vídeo sobre como a Becon pode ajudá-lo com isso – e que você pode ver clicando aqui. Mas faça o controle de alguma forma.

Não caia na preguiça de conceder o prêmio, desconto, brinde sem checar o cupom. É só com esse check que você conseguirá efetivamente mensurar o resultado daquela campanha, aprender com a experiência, e decidir como melhorar.

Por exemplo: se o cupom for de R$ 75,00 os clientes gastarão mais? Já vi mais de um varejista reclamar que ninguém gasta mais do que o valor do cupom. Isso é improvável, e em regra não tem acontecido com os clientes da Becon. Mas tenho certeza de que pode ser assim, e esse é o meu ponto: mantenha um registro.

E para terminarmos com o estímulo certo…

Seguem alguns exemplos de ótimas campanhas com cupons para você já começar suas atividades, caros Beconautas:

  • Quando um cliente compra um item pela primeira vez, envie um cupom de 10% de desconto para o cliente para um próximo produto se ele deixar um comentário;
  • Ofereça um cupom de R$15,00 de desconto se um cliente comprar pelo menos três produtos (o desconto pode ser aplicado em um pedido inteiro ou apenas em um produto específico);
  • Ofereça um cupom adicional de 20% de desconto para itens específicos se um cliente comprar algo da mesma categoria nas próximas duas semanas;
  • Ofereça um cartão-presente de R$10,00 se um cliente comprou pelo menos dois itens este mês (gastou um mínimo de R$50,00, por exemplo).

E quer saber ainda mais sobre Cupons?!

Lembra do vídeo que mencionamos lá em cima?! Está aqui, à sua disposição. Então dá uma olhada neste vídeo incrível que fizemos sobre o assunto!

Marketing por Cupons com a Becon

A Becon quer ajudar você a conseguir Leads qualificados, de forma orgânica, prontos para mexerem o ponteiro das suas estratégias de marketing online e offline. A Becon é sua parceira para tudo isso – e de acordo com a LGPD e o Marco Civil da Internet.

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