O que é o 5G e os benefícios de sua chegada ao Brasil

A tecnologia 5G permitirá avanços econômicos e sociais para o Brasil ao abrir portas para a democratização do acesso e uso da internet

Nas últimas semanas o tema 5G no Brasil esteve entre as pautas mais discutidas pela mídia nacional. E aqui vamos falar um pouco sobre o 5G e os benefícios de sua chegada ao Brasil.

Um dos principais marcos para a retomada deste assunto foi o encerramento do leilão da tecnologia 5G realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) no dia 05 de novembro. De acordo com as regras do leilão o 5G deve chegar às principais capitais brasileiras no próximo ano (2022) e promete benefícios como: maior alcance e velocidade da internet, conexão de vários equipamentos em diferentes espaços, avanços tecnológicos e, principalmente, o primeiro passo para o processo de democratização do acesso e uso da internet no país.  

Atualmente, a tecnologia 5G já está disponível em mais de 30 países, entre eles: Estados Unidos, Japão, China, Canadá, Alemanha, Suécia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Austrália, Taiwan, Kwait Finlândia, Arábia Saudita e Coreia do Sul. Sendo este último, o primeiro país a lançar o 5G em formato comercial no ano de 2019.

A operação do 5G representa avanços para diversos setores como na indústria ao proporcionar processos produtivos mais sustentáveis, gerando ganhos para a economia, desenvolvimento de novas tecnologias que apresentarão avanços nos campos da saúde, construção civil e outros. Além disso, a área da educação também será beneficiada ao permitir que um número maior de pessoas tenha acesso a uma internet de qualidade proporcionando o desenvolvimento econômico e social deste público. Outro importante ponto a ser destacado é a inclusão de pessoas na era digital ao possibilitar o acesso de locais remotos à essa tecnologia.

Neste artigo será possível conhecer um pouco mais sobre o 5G e seus impactos positivos para a sociedade.

O que é 5G? 

O 5G, ou quinta geração da telefonia móvel, é a evolução das gerações anteriores (3G e 4G) sendo responsável pelo transporte de dados entre dispositivos conectados em redes. O diferencial dessa tecnologia não está apenas nas melhorias em relação às demais, mas também na qualidade das aplicações oferecidas por esta ferramenta. Dentre os benefícios da tecnologia 5G estão: mais flexibilidade e melhor desempenho dos aplicativos de realidade aumentada e virtual, carros autônomos e outros avanços.

Essa tecnologia não substituirá a internet fixa neste momento, mas será um complemento. Um dos focos do 5G é a rede móvel, ou seja, uma conexão para aquilo que se encontra em movimento.

Como as redes 5G funcionam? 

O 5G, assim como as gerações anteriores, funciona via radiofrequência. Uma das principais mudanças dessa tecnologia em relação às antigas é, basicamente, o espectro coberto que, no caso do 5G, é expressivamente maior. A capacidade de transmissão de dados da internet 5G é bastante avançado, pois permite que milhares de equipamentos estejam conectados em uma mesma rede com operação remota e segura. No 4G a cobertura é de 10 mil aparelhos por quilômetro, enquanto no 5G a rede de cobertura pode ser de até 1 milhão de aparelhos por quilômetro.

Outra boa comparação é a diferença de velocidade entre as tecnologias 4G e 5G, enquanto a primeira apresenta uma garantia de tráfego de 1 Gbit /s, o 5G terá velocidade para baixar informações de até 100 1 Gbit /s. Já a latência (diferença na resposta na transmissão de dados) no 4G era de 60-98 milissegundos, no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo.

Quais são os benefícios da chegada do 5G ao Brasil?

Existem inúmeros benefícios individuais com relação a implantação e operação do 5G no Brasil, como qualidade do sinal para estudos, trabalho e lazer, aumento da velocidade, maior número de aparelhos conectados, mobilidade, surgimento de novas tecnologias e outros. No entanto, os maiores ganhos relacionados a esta tecnologia estão ligados ao processo de democratização do acesso à Internet.

O 5G e os benefícios de sua chegada ao Brasil incluem um avanço no processo de digitalização do país contribuindo com o desenvolvimento da sociedade ao aumentar a produtividade no mercado de trabalho, gerar melhores resultados e consequentemente aumento da competitividade do mercado nacional frente aos demais países.

Quais são os custos relacionados a chegada e implantação da tecnologia 5G no Brasil? Isso impactará o consumidor final?

Ainda não existe uma referência de valor sobre os custos referentes à tecnologia 5G no país. Considerando as experiências e práticas de outros países poderão ser ofertados pacotes com valores semelhantes e até menores aos que são praticados atualmente pelas operadoras. Neste sentido, pode ser que o consumidor final não sinta grandes diferenças em relação a valores. No entanto, é importante ressaltar que a necessidade de ter um equipamento ou aparelho compatível com a tecnologia pode gerar um custo.

Como a chegada do 5G ao país pode contribuir para a democratização do acesso à Internet? 

Democratizar a conectividade é um dos grandes desafios atuais. Com o cenário de pandemia foi possível perceber a importância deste recurso para a manutenção das atividades, principalmente, àquelas voltadas para a educação. Em contrapartida, também foram escancaradas diferenças sociais e limitações de acesso à internet de determinados grupos. Um dos objetivos da implantação do 5G no Brasil é que a conexão à rede chegue até mesmo nos locais mais remotos do país e reduzindo os casos de exclusão digital. 

Além disso, a tecnologia permitirá que empresas e outros agentes possam desenvolver projetos que possibilitem a disponibilização de acesso público e gratuito à internet. Este tipo de iniciativa contribui para o acesso e compartilhamento de informação, impulsiona o desenvolvimento econômico, social e político da população, torna a educação mais acessível, dá voz a grupos diversos, propaga culturas alternativas e tantos outros benefícios. 

Como a Becon pode contribuir com a chegada do 5G ao Brasil? 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada cinco brasileiros não possui acesso à internet, informação divulgada no Portal Rádioagência Nacional. Essa desigualdade social começou a ser superada com o desenvolvimento de projetos que oferecem wi-fi gratuito para comunidades carentes no Brasil, como ocorreu na Rocinha, Paraisópolis e Heliópolis e outros. 

A Becon e suas parceiras, como a Rede Moov On do Grupo Muzik’a, são partes importantes dessas iniciativas ao fornecer a tecnologia para disponibilização do sinal wi-fi gratuito. Ao todo já foram contabilizados aproximadamente 2 milhões de dispositivos conectados por meio dessas iniciativas.

Com a chegada do 5G ao Brasil e todos os benefícios que a tecnologia apresenta será possível expandir este tipo de ação, proporcionando o acesso de regiões remotas e carentes à internet. Contribuindo assim para a redução deste quadro de desigualdade no país e somando ao processo de democratização do acesso à internet.  

Existe alguma relação entre a chegada do 5G ao Brasil e a Lei Geral das Antenas?  

A regulamentação da Lei Geral das Antenas, Lei 13.116/2015 preparou o caminho para a chegada do 5G no país (confira aqui o artigo em que a Becon abordou este assunto). Pois esta estabelece normas gerais para a implantação e compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações. Outro ponto definido em Lei é que o licenciamento para a instalação de novas antenas aconteça de forma simplificada, dentro de um período de 60 dias e de forma integrada entre os órgãos públicos envolvidos. Todo este processo está incentivando os municípios brasileiros a realizarem esforços para viabilizar a implantação do 5G. 

Atualmente, apenas sete capitais brasileiras estão preparadas para o 5G sendo elas: Boa Vista, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre e Porto Velho. Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo estão em fase de adaptação. O interesse das cidades em se prepararem para receber a tecnologia é justificado pelo interesse em atrair investimentos e serem consideradas como modelo para outros municípios. 

Quer entender mais sobre o assunto? Confira a entrevista de Bruno Siedschlag, Diretor de Marketing na Becon, sobre a chegada do 5G ao Brasil e suas oportunidades . 

Escrito por:

últimos posts

A Becon quer ajudar você a conseguir Leads qualificados, de forma orgânica, prontos para mexerem o ponteiro das suas estratégias de marketing online e offline. A Becon é sua parceira para tudo isso – e de acordo com a LGPD e o Marco Civil da Internet.