O que é uma sessão?

O Facebook definiu como um dos elementos mais básicos do WhatsApp API a sessão – aqui um substantivo por si só. Uma sessão é, de forma básica, uma janela de 24 horas, sempre contada da última mensagem enviada pelo seu cliente, onde sua empresa pode enviar mensagens para aquele cliente gratuitamente, sem nenhum tipo de controle extra.

Uma sessão só pode ser iniciada de uma forma: o recebimento de uma mensagem enviada pelo seu cliente. Essa é, para o Facebook, a demonstração clara de que aquela pessoa tem interesse em ouvir o que sua empresa tem a dizer.

Agora, essa mensagem pode vir espontaneamente, porque aquele cliente está interessado ou precisando de algo da sua empresa, ou ainda reativamente, porque aquele cliente está reagindo a uma mensagem enviada pela sua empresa. Mas não qualquer mensagem.

Para este contato proativo, é necessário o envio de uma notificação, usando um template. É uma forma do Facebook controlar o conteúdo dessas mensagens, e o volume das mesmas, diminuindo as chances do WhatsApp se tornar uma ferramenta de SPAM.

Revisão rápida:

  • Uma sessão dura 24 horas;
  • Essas 24 horas começam a contar da última mensagem enviada pelo seu cliente;
  • Se ele abriu a sessão as 10:00 da manhã de uma segunda, mas sua última mensagem foi enviada para sua empresa as 16:00 daquela segunda, você pode enviar mensagens até as 15:59 da terça-feira;
  • Uma sessão começa com o recebimento de uma mensagem do seu cliente;
  • Você pode notificar um cliente, para que ele abra uma sessão, utilizando um template.

Escrito por:

Philippe Silveira

Philippe Silveira

Auto-proclamado desenhista, escritor, contador de histórias, sonhador, e nascido brasileiro, hoje também é responsável por Sucesso do Cliente na Becon,

últimos posts

A Becon quer ajudar você a conseguir Leads qualificados, de forma orgânica, prontos para mexerem o ponteiro das suas estratégias de marketing online e offline. A Becon é sua parceira para tudo isso – e de acordo com a LGPD e o Marco Civil da Internet.