Visão Geral
Está na hora de enviar templates automaticamente via API, integrando sua conta da Becon WhatsApp à sua operação, mais especificamente, ao seu sistema preferido.
Nossas mais calorosas boas vindas, se for sua primeira vez, ou então é sempre um prazer ajudar, caso esteja apenas refazendo alguma configuração. Sem mais delongas, vamos ao guia que você está procurando!
Premissas:
- Ter um número vinculado ao WhatsApp Business API
- Ser um cliente Becon WhatsApp
- Ter um template configurado
Índice
Passo 1. Obtendo os dados da plataforma Becon WhatsApp
a. Acesse sua plataforma Becon Whatsapp;
b. No menu superior, clique em Desenvolvedor e em seguida em Chaves de API;
i. Clique em adicionar Chave de API;
ii. Informe o nome e a descrição da chave;
- Neste exemplo vamos chamar de Integração via Pluga ambos os campos.

iii. Após criar, você será redirecionado para a listagem de API. Copie o código do Token e salve para utilizar na sequência;

Passo 2. Escolhendo o Template
a. Em Automações, no menu superior, clique em Templates e no template que deseja usar, clique no título ou em “Visualizar Template”;
b. Você irá verificar que existem dois atributos que são necessários para o envio das mensagens – daqui em diante, os chamaremos de “propriedades”. Eles podem ser facilmente identificados por estarem entre chaves. Neste nosso exemplo, as propriedades são {name} e {sabores};
c. Propriedades são customizações das mensagens com o objetivo que cada envio tenha um conteúdo único e/ou mais personalizado;
d. Salve o título (ou também “id”) do template para ser utilizado na integração. No caso do exemplo será ‘exemplo_sabores’.
e. Agora você tem todos os dados necessários para criar no Pluga.

Passo 3. Enviando o Template automaticamente via API
a. Agora, na URL da API, informe o endereço do seu servidor, no seguinte formato:
https://<Seu sub-dominio>.becon.com.br/wserver/rest/simple/sendTemplate
b. Só para exemplificar, se a ACME fosse cliente da Becon, o endereço dela seria assim: https://acme.becon.com.br/wserver/rest/simple/sendTemplate
c. Os campos devem ser enviados no padrão form-data;
d. Ainda, os seguintes parâmetros são aceitos pela API:
i. apiKey (Obrigatório): Código da API coletado anteriormente – Passo 1;
ii. contact: (Obrigatório): Número do telefone do contato;
iii. Template (Obrigatório): Nome ou id do Template – conforme Passo 2;
iv. paramList (Opcional): Deve ser informado separado por ponto-e-vírgula (“;”) de acordo com as propriedades existentes no template;
v. department (Opcional): Id do departamento que será direcionado o contato caso ele responda a mensagem.
- Pode ser obtido no menu desenvolvedor -> Dicionário de Ids;
vi. closeAfterSend (Opcional): Informação binária que define se o atendimento ficará na caixa de entrada como expirado ou ficará como finalizado.
e. Segue abaixo um exemplo em curl:
curl --location --request POST 'https://acme.becon.com.br/wserver/rest/simple/sendTemplate' \ --form 'apiKey="9fd60151-cbc0-400e-be7c-8d338be50406"' \ --form 'contact="47996512877"' \ --form 'template="exemplo_sabores"' \ --form 'paramList="Lucas;Alho e brócolis"'
f. Por fim, caso a API retorne o erro 400, o número não existe no WhatsApp.
{“data”:”Contact 5547996512812 not exists at Whatsapp”}
Passo 4. Logs da API
a. Pelo relatório de API, toda API autenticada com sucesso ficará no registro por até 90 (noventa) dias para sua revisão/auditoria;
b. Para acessar esse relatório, autentique-se na plataforma, acessando o seu subdomínio, e então acesse a opção Desenvolvedor, no menu superior, e em seguida, Logs de API, no menu lateral:

c. A resposta enviada pelo servidor também será armazenada.
PARABÉNS!
Ao seguir o nosso manual, você poderá integrar qualquer sistema da sua operação com sua conta da Becon WhatsApp, e assim enviar Templates automáticos via API, facilitando seu trabalho, otimizando suas rotinas e criando uma experiência ainda mais incrível e com mais qualidade para seus clientes!