5 Vantagens do WhatsApp Business API para E-commerce

A Becon apresenta como o WhatsApp Business API para o E-commerce pode ser o principal canal de vendas para seu negócio.

Atualmente, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado, inclusive para questões profissionais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% dos brasileiros que possuem smartphone (celular) fazem uso da ferramenta com frequência em seu dia a dia. Por isso, o aplicativo está sendo cada vez mais utilizado pelas empresas tanto no E-commerce quanto em outros segmentos. Conheça mais sobre o WhatsApp Business API para o E-commerce e as vantagens e oportunidades para seu negócio.

No entanto, é importante ter conhecimento que existem versões diferentes do aplicativo, sendo elas: WhatsApp para uso pessoal, WhatsApp Business para pequenos negócios e WhatsApp Business API para pequenas, médias e grandes empresas. Caso queira mais informações sobre o WhatsApp Business API e como ele pode ajudar no seu negócio confira o artigo produzido pela Becon sobre o tema. 

Neste artigo vamos mostrar como você pode utilizar o WhatsApp Business API em seu E-commerce e alavancar as suas vendas, criando uma experiência incrível para seus clientes, como por exemplo: criar um chatbot de autoatendimento, disponível 24h por dia para seus clientes, criar uma central de atendimento com vários atendentes em um único número de WhatsApp, ou ainda, enviar notificações automáticas e em massa para aumentar suas conversões e criar um relacionamento mais próximo com seus clientes, através do WhatsApp.

Como faço para começar a utilizar o WhatsApp Business API para o E-commerce?

Diferente das outras versões, para utilizar o WhatsApp Business API você precisa contratar uma empresa parceira do WhatsApp, como a Becon, e solicitar o cadastro do seu número junto a API Oficial. Cada empresa parceira oferece soluções e recursos diferentes aos seus clientes. Procure aquela que atende melhor às suas necessidades.  

Descubra o grande potencial do WhatsApp como um canal de atendimento ao cliente, além de rápido e fácil, evita que os clientes fiquem em espera por horas em uma ligação, ao som de uma vinheta. Atualmente, os consumidores preferem enviar mensagens às empresas mais do que qualquer outro meio de comunicação. 

Segundo o Portal de Notícias Terra, o número de lojas virtuais cresceu durante a pandemia. Em paralelo, outro dado levantado é que aproximadamente 82% dos carrinhos gerados em compras no mercado E-commerce são abandonados pelos brasileiros, de acordo com o estudo E-commerce Radar. O WhatsApp Business API surge neste contexto como uma alternativa para otimizar o mercado, gerar conversões, aproximar as empresas de seus clientes e gerar resultados positivos para todos os envolvidos. 

Confira abaixo algumas das vantagens que o WhatsApp Business API pode oferecer para o E-commerce: 

Principais vantagens do WhatsApp Business API para o E-commerce?

1)  Recuperação do carrinho de compras abandonado ou esquecido e consequentemente a finalização da venda: 

Um dos principais problemas nas compras online são os carrinhos abandonados ou deixados para depois (e consequentemente esquecidos). Nessa hora os times de Marketing e Vendas ficam bastante tristes, já que o lead não foi convertido em cliente. Mas calma, o trabalho não está perdido e o WhatsApp Business API é uma ótima ferramenta para ajudar a fechar a tão sonhada venda! Com o envio de notificações e lembretes pelo WhatsApp você pode converter essa situação em uma compra realizada com sucesso!

2)  Envio do boleto, nota fiscal, código de rastreio e outras informações com o WhatsApp Business API: 

Enviar documentos como boleto e notas facilita a vida do seu cliente e otimiza o tempo dele. Outra forma de conquistar seu cliente é mantê-lo informado, enviando o código de rastreio do produto e, principalmente, a atualização de status da compra. Nada melhor que utilizar um canal de fácil acesso para seu cliente.  

3)  Envio de lembretes sobre o pagamento: 

Sabemos que o dia a dia é bastante corrido para todos e não custa mandar aquela mensagem para lembrar seu cliente e incentivar que o mesmo finalize a compra. 

4)  Atendimento para tirar dúvidas e pós venda: 

Além de realizar vendas pelo WhatsApp, você deve focar em atendimentos completos, ou seja, oferecer condições de que ele possa tirar dúvidas, conversar com o atendente, pedir mais informações e outras ações. A criação de chatbots pode facilitar muito essa etapa, pois trata-se de um atendimento personalizado, mas de forma automática o que torna viável o processo para as duas partes. Esse recurso ainda reduz custos, permite diversos atendimentos simultâneos e passa uma imagem de modernidade para o público. 

5)         Otimização de tempo: 

Todos possuem agendas muito cheias atualmente e a grande maioria das pessoas não quer gastar horas para finalizar uma compra. Por isso, oferecer formas que otimizem o tempo do cliente é algo muito bem visto pelo mercado. Essa vantagem é positiva também para seu negócio. Além disso, o WhatsApp Business API oferece muitas oportunidades para alavancar seu negócio. Trata-se de um valioso canal de comunicação que pode ser explorado para diversas finalidades. Veja abaixo algumas dicas: 

Principais oportunidades  do WhatsApp Business API para o E-commerce?

Ouvidoria

Dúvidas podem ser sanadas e reclamações solucionadas com uma assistência e atendimento adequado. Esse fator pode ser um grande diferencial para o mercado e passa uma mensagem de credibilidade para o cliente;

Relacionamento com o WhatsApp Business API: 

O uso do WhatsApp no E-commerce é uma oportunidade para convidar o cliente a conhecer os outros canais e produtos de sua empresa. Também é possível pedir o apoio e opinião do cliente para novos produtos e pontos de melhoria, isso pode gerar um sentimento de pertencimento no cliente e tornar a experiência dele com a sua empresa ainda mais incrível;

Divulgação

O WhatsApp pode ser usado juntamente com as ferramentas e gatilhos adequados para alavancar suas vendas;

Fidelização no E-commerce: 

Além do envio de campanhas, promoções e novidades é possível fidelizar seus clientes através do WhatsApp. Por isso, é sempre importante compartilhar conquistas da sua empresa e reforçar o papel fundamental do cliente neste contexto. 

Como faço para começar agora a usar o WhatsApp Business API no meu E-commerce?

Depois de dicas tão valiosas, temos certeza que  você quer aumentar as vendas do seu  E-commerce com o WhatsApp Business API, não é mesmo?! 

Com a solução da Becon, você terá tudo que precisa para levar o seu E-commerce para o próximo nível. Com planos a partir de R$350/mês, a Becon veio para democratizar o acesso ao WhatsApp Business API, trazendo uma solução completa e fácil de usar. Com o WhatsApp Becon você terá: 

  • Melhor experiência do cliente: seu cliente só precisa mandar mensagem para um número de WhatsApp para ser atendido.
  • Melhor gestão: O gestor pode acompanhar as conversas de toda sua equipe em apenas uma plataforma. 
  • Atendimento 24/7: Crie chatbot interativos, com botões e menu suspenso, e resolva as dúvidas frequentes dos seus clientes a qualquer hora do dia! Além de agilizar o atendimento, isso permite que você escale o seu atendimento no WhatsApp. 
  • Integrações: o sistema da Becon WhatsApp possui API aberta, que permite inúmeras integrações, com o objetivo de automatizar algumas tarefas;
  • Economia de Tempo: Sua equipe de atendimento poderá automatizar algumas tarefas, como envio de mensagens em massa, ou notificações aos clientes, liberando mais tempo para elas atenderem mais clientes ou até fazerem outras atividades;
  • Elimina Riscos e Custos: As conversas ficam salvas na nuvem, você não corre risco de seu colaborador levar embora os contatos dos seus clientes, ou perder o histórico de conversas, e não precisa mais do celular físico conectado à internet e pagando um plano para operadora.

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 Sobre a Becon

A Becon está presente em mais de 400 cidades brasileiras, em segmentos diversos como: restaurantes, lanchonetes, clínicas e salões, lojas, faculdades e outros. Levando para as empresas a oportunidade de transformarem o relacionamento com seus clientes em experiências únicas e positivas. A Becon oferece para seus clientes o Wi-fi Becon e o WhatsApp Becon. O primeiro, de uma forma rápida, fácil e segura, a Becon permite que empresas e organizações coletem, analisem e ajam de forma contínua com a base de dados de seus clientes, respeitando desde a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) até o Marco Civil da Internet. Ainda, usando percepções comportamentais em tempo real, a Becon capacita relacionamentos um a um com os clientes, fornecendo comunicações perfeitamente adaptadas no momento certo. O segundo é voltado para a comunicação direta com os clientes e público, com mais assertividade, rapidez e segurança.

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