WhatsApp Business API: O que é e como utilizar em meu negócio?

Uma estratégia que possibilita oportunidades comerciais e também novas experiências de interação com seus clientes de forma fácil e segura.

Olá, Beconauta! Hoje vamos entender o que é o WhatsApp Business API e como você pode usar essa incrível ferramenta de comunicação para profissionalizar o canal de atendimento da sua empresa, e criar uma experiência incrível para os clientes.

O WhatsApp é um aplicativo que se tornou popular no mundo todo. Diante do sucesso e adesão à ferramenta, em agosto de 2018 foi lançada a API do WhatsApp Business. API é a sigla de Application Programming Interface, que traduzido seria Interface de Programação de Aplicações, é um padrão do mercado de tecnologia e se refere a um conjunto de definições e protocolos utilizados no desenvolvimento e na integração de softwares de aplicações. A API do WhatsApp, como a solução foi chamada, oferece recursos direcionados para que as empresas possam atuar de forma mais profissional no que tange sua comunicação com os clientes.

Mas você deve estar pensando “Como essa API pode me ajudar?”. Afinal, você já usa o WhatsApp no seu celular, e talvez tenha outro celular com o WhatsApp Business do seu negócio. No que a API é diferente? Como ela pode ajudar? Então, primeiro, vamos estabelecer a diferença desses três “WhatsApps”:

Então, agora que estabelecemos a diferença entre os tipos de WhatsApp, podemos dizer que se você tem um negócio, você deve usar o WhatsApp Business ou o Business API. Mas para saber qual é o correto para você, vale passarmos pelas principais diferenças entre as versões do WhatsApp voltadas para as empresas.

*Atenção: em alguns casos é possível automatizar conversas por meio de chatbots no WhatsApp Business, mas com o uso de soluções piratas. Esse tipo de ação representa um risco, pois pode causar  bloqueio do número.

Neste artigo você entenderá um pouco mais sobre o uso da API do WhatsApp e como ela pode alavancar a comunicação de sua empresa com os clientes. Também será possível conhecer os recursos que ela oferece e como eles podem contribuir para uma comunicação rápida e eficaz da sua empresa.

O que é API do WhatsApp e como funciona? Qual a diferença entre essa solução e o aplicativo que eu utilizo no dia a dia? 

O WhatsApp Business API permite que as empresas se comuniquem com seus clientes de forma direcionada e com um alcance maior e mais profissionalismo. Ou seja, as empresas podem interagir e conectar-se com seus clientes por meio de agentes e bots de forma estruturada. Além disso, é possível integrar esta ferramenta com diversos sistemas e plataformas de marketing, tudo isso de forma simples e segura. Essa automatização é uma das grandes diferenças com relação ao aplicativo utilizado no dia a dia, pois otimiza o processo e permite uma comunicação mais assertiva com um público maior, além de integrar o WhatsApp às demais ferramentas e processos do seu negócio.  

Para fazer uso da solução é preciso adotar um número novo? Quantos usuários podem ser conectados ao mesmo número? 

A versão WhatsApp API permite a integração do número de sua empresa em uma plataforma de atendimento digital com múltiplos atendentes. Ou seja, o mesmo número poderá ser utilizado pela equipe para interagir com seu público. Além disso, é possível identificar o histórico de conversas, quem foi o responsável pelo atendimento e outras informações relevantes, sem se preocupar com o celular carregado, se o mesmo tem internet ou com créditos no número. 

Dessa forma, não é necessário a aquisição de um novo número. Inclusive, é recomendado que seja feito o uso de números que a empresa já possui para a criação da conta, mesmo sendo números fixos ou 0800. A adoção desta estratégia evita que seu cliente tenha que ficar decorando ou salvando vários números para falar com sua empresa. 

No entanto, é importante salientar que é preciso estar em dia com a operadora para que o número permaneça ativo e sua empresa possa explorar todos os recursos deste canal. Para ilustrar: mesmo que o número esteja na conta oficial do WhatsApp, ele ainda é um número de telefone que poderá receber chamadas dos seus clientes.

Quais as vantagens em fazer uso da API do WhatsApp para comunicação rápida e eficaz?

A lista é bem extensa, confira alguns pontos interessantes sobre o uso da API WhatsApp: 

  • Alcance e engajamento do público; 
  • Oportunidade para uma comunicação rápida e eficaz por meio da automatização de mensagens;
  • Credibilidade e confiança ao compartilhar informações de canais oficiais;
  • Humanização e qualidade no atendimento; 
  • Flexibilidade para a equipe; 
  • Múltiplos atendimentos em um único número; 
  • Uma experiência incrível para os clientes por meio de uma ferramenta que já faz parte do dia a dia da grande maioria.

O que é a função de integração oferecida pelo API do WhastApp e como ela contribui para a comunicação rápida e eficaz?

Para uma comunicação rápida e eficaz a API WhatsApp permite que você faça a conexão com outros softwares já utilizados em seu negócio, como por exemplo, sistemas de gestão como ERP’s e CRM’s. Também é possível fazer integração com plataformas de automação de marketing, possibilitando o levantamento, qualificação e nutrição dos leads com a captura de informações dos usuários e envio de materiais e informações relevantes. Esse tipo de recurso permite a otimização de recursos como tempo, por exemplo. Uso da API do WhatsApp para uma comunicação rápida e eficaz permite que você utilize recursos como chatbots, sessões, envio de mensagens com template e outros. 

Chatbots, sessões, templates…o que é isso?

Chatbots:

Trata-se de uma ferramenta automatizada que permite o envio de mensagens, notificações, qualificação de leads e outras tantas ações. Ou seja, um autoatendimento por meio do WhatsApp, que como já foi dito é atualmente um dos recursos mais utilizados para uma comunicação rápida e eficaz. A Becon preparou um material bastante interessante sobre este tema, dê uma conferida

Sessões:

Uma sessão é, de forma básica, uma janela de interação que dura 24 horas, onde a empresa pode enviar mensagens para o contato gratuitamente. Confira aqui um artigo em que a Becon aborda em detalhe o que são sessões do WhatsApp

Outro importante ponto é com relação a precificação deste item que sofrerá alterações a partir de 1º de fevereiro de 2022. Veja mais informações sobre este assunto no blog da Becon. 

Templates:

Trata-se de uma ferramenta utilizada para padronizar a comunicação, criar referências, definir normas de estrutura e apresentação de determinada informação outras tantos usos. Quando falamos em um template para API oficial do WhatsApp, estamos nos referindo a um  modelo de mensagem reutilizável que  poderá ser usada  para notificar ou contactar seus clientes de forma proativa. Você precisa ter seus templates pré-aprovados pelo time do Facebook para que possam ser publicados. Confira o artigo em que a Becon aborda este assunto. 

Como implementar a API WhatsApp? Devo contratar algum tipo de serviço? Como funciona o processo de ativação?

Conforme abordado no próprio Blog do Facebook, o acesso a API do WhatsApp Business é feito através de um Solution Partner (Business Solution Provider, ou apenas BSP), que são provedores de soluções em negócios globais para comunicação com clientes. Estas empresas são especializadas em disponibilizar a infraestrutura necessária para o funcionamento de canais, como servidores, redes e toda a tecnologia fundamental para a disponibilidade e bom desempenho do serviço.

Outra informação importante é que para o processo de ativação de um número no WhatsApp Business API é preciso realizar uma verificação junto ao Facebook e o WhatsApp e obter uma aprovação da rede. 

O Facebook montou parcerias globais estratégicas com provedores de solução para acelerar e desafogar a fila de espera, uma vez que a empresa não possui a infraestrutura necessária para atender todas as organizações que estão solicitando acesso a API.  Através dos solution providers, o WhatsApp visa alcançar e disponibilizar o serviço ao maior número possível de organizações ao redor do mundo.

Em resumo, é preciso seguir as seguinte etapas: entrar em contato com um provedor autorizado de Serviço pelo WhatsApp (como a Becon); Buscar as aprovações e validações necessárias (a Becon te ajuda em toda essa etapa); Estabelecer o fluxo de envio de mensagens e realizar as devidas configurações; Por fim, enviar e receber mensagens permitindo a abertura de um canal de comunicação através do uso da API do WhatsApp. 

Conclusão

Viu como o API do WhatsApp é um recurso interessante e pode somar muito ao dia a dia da sua empresa? Que tal um papo com a BÁ (a Becon Autoatendimento) para descobrir como a Becon e o API do WhatsApp podem te ajudar!? Clique aqui e conheça a solução ideal para sua empresa se conectar aos clientes através do WhatsApp!

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